Bartleby, o escrivão

Bartleby, o escrivão Herman Melville


Compartilhe


Bartleby, o escrivão


Uma história de Wall Street




"– Você poderia me contar qualquer coisa a seu respeito?
– Acho melhor não."

Repetida mais de 20 vezes, a frase "Acho melhor não" é uma espécie de leitmotiv, ou fio condutor, da obra-prima de Melville. A história é contada pelo sócio de um escritório de advocacia de Nova York, que se esforça para desvendar a misteriosa e impenetrável personalidade de Bartleby, um escrivão que se recusa resolutamente a realizar qualquer tarefa, sem apresentar nenhuma justificativa para tal. O fascínio pela postura do funcionário impede o advogado de tomar medidas enérgicas e, quando finalmente decide fazê-lo, é confrontado com a mesma negativa inabalável.

Por que Bartlebly age como age? Por que sua austera recusa tem tamanha força? Somos, nós, incapazes de lidar com aquilo que não oferece explicações? A cada resposta evasiva de Bartleby abre-se a fresta para a entrada do insólito no cotidiano do escritório de advocacia e até da vizinhança de Wall Street.

Repleto de humor e jogos de linguagem e com estilo que não dá ao leitor possibilidade alguma de abandonar o livro, o clássico de Melville oferece uma reflexão profunda sobre a natureza humana e o modo como nos relacionamos com o mundo. Escrita há mais de um século, a obra nos remete a outros escritores incontornáveis da literatura ocidental, como Kafka e Camus, que marcaram o século XX com suas narrativas sobre o absurdo que pode tomar conta da existência.

A edição traz posfácio do crítico Modesto Carone e projeto gráfico que obriga o leitor tenha que descosturar a capa e cortar, uma a uma, as páginas não refiladas do livro para desvendar a novela de Melville. Como afirma a designer Elaine Ramos, a cada página o livro dirá "Acho melhor não", da mesma forma que o escrivão se recusa a atender aos pedidos de seu patrão.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (28)

ver mais
Bartleby, o escrivão (eBook)
Bartleby, o escrivão
Bartleby, o Escrivão (eBook)
Bartleby, o escrivão

Similares

(82) ver mais
Depois
Sra. Spring Fragrance
O estrangeiro
Um artista da fome / A construção

Resenhas para Bartleby, o escrivão (408)

ver mais
O Heroi Silencioso
on 20/9/13


Numa época onde os altos índices de violência, a intolerância, os discursos políticos (insanos) e a desigualdade social beiram o absurdo, a arte parece investir cada vez mais nos extremos para atrair os olhares. São exposições de tripas humanas plastificadas, fotos reunindo dezenas de pessoas nuas, filmes de catástrofes, serial killers e invasões alienígenas, livros sobre conspirações históricas, códigos e escadas rolantes, e choques culturais entre o ocidente e oriente. O que o... leia mais

Vídeos Bartleby, o escrivão (3)

ver mais
Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville + Agamben + Byung-Chul Han | Diário de Leitura

Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville + Ag

EP #014 | Bartleby, o escrevente, de Herman Melville

EP #014 | Bartleby, o escrevente, de Herman M

Bartleby, O escriva?o (Herman Melville) | Tatiana Feltrin

Bartleby, O escriva?o (Herman Melville) | Tat


Estatísticas

Desejam382
Trocam12
Avaliações 4.1 / 3.697
5
ranking 43
43%
4
ranking 39
39%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
05/07/2017 19:50:32
Pedro
editou em:
01/09/2023 14:10:59
Pedro
aprovou em:
01/09/2023 14:12:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR