Batismo em Diferentes Visões

Batismo em Diferentes Visões Karl Barth
Oscar Cullmann


Compartilhe


Batismo em Diferentes Visões





O debate acerca do batismo cristão suscita o desdobramento de diversas questões que envolvem o assunto, tais como o significado soteriológico do batismo, as pessoas a quem ele deve ser ministrado, as formas de sua administração, bem como a definição quanto aos que estão habilitados a batizar (Ministros ou leigos). No meio protestante, antes que se proporcione o tempo necessário ao amadurecimento da discussão, a rotina eclesiástica exige posicionamentos doutrinários, cujas conclusões (quando existem!) Desembocam em procedimentos ritualístico inadiáveis: a quem batizar: adultos ou crianças/ Como batizar: Imersão ou aspersão? Quem batiza: o ministro ordenado ou um leigo piedoso? Neste livro temos o cotejo da visão de dois grandes teólogos do século XX, Karl Barth e Oscar Cullmann. Guiados por convicções pessoais, eles trataram do assunto com raro desprendimento em relação aos compromissos que tinha com a Igreja Reformada Luterana, respectivamente. Nesta obra de teologia comparada, a pesquisa que os dois teólogos empreendem resulta em uma curiosa inversão de expectativas quanto ao posicionamento deles diante questões práticas.

Oscar Cullmann, teólogo protestante, professor de Novo Testamento e um dos pioneiros do movimento ecumênico do século XX. Morreu aos 96 anos em Chamonix, França. Nascido em 1902 em Estrasburgo, Cullmann desenvolveu seus estudos nas Universidades de Paris e Estrasburgo, onde mais trade se tornou professor nos anos 30. Entre 1938 e 1972 ensinou na universidade da cidade de Basle onde formou um centro de teologia ecumênica, promoveu encontros com teólogos católicos romanos e ortodoxos.

Tornou-se durante o concílio Vaticano II, observador oficial não católico (1962-1965), onde propôs ao Papa Paulo IV o estabelecimento de um Instituto Internacional de Relacionamento cristão, onde se poderia experimentar uma vida de oração, estudo e diálogo. Muito premiado e convidado por diversas universidades para palestrar e lecionar, Cullmann preferiu permanecer em Basle onde frequentava a Igreja de Confissão Luterana.



Karl Barth (1886-1968) talvez o teólogo mais influente de língua alemã do século XX. Filho de um ministro da Igreja reformada e catedrático em Berna, Barth foi ordenado em 1908. Seu reconhecimento da bancarrota ética da teologia protestante liberal durante o seu pastorado em Safenwill, durante a Primeira Guerra Mundial, levou-o a questionar sua própria posição. E, 1919 publicou a primeira edição de Der Romerbrief (Carta aos Romanos). O livro conquistou-lhe uma cadeira de Teologia Reformada em Gottingen e é reconhecido como o início da neo-ortodoxia, ou teologia dialética, ou teologia da crise.

Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Batismo em Diferentes Visões
Batismo em diferentes visões

Similares

(10) ver mais
Revelacao De Deus Como Sublimacao Da Religiao
Chamado ao discipulado
Palavra de Deus Palavra do Homem
A proclamação do Evangelho

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 4.0 / 9
5
ranking 22
22%
4
ranking 67
67%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

78%

22%

Danilo Martini
cadastrou em:
04/05/2020 14:09:35
Paulo Marins
editou em:
13/01/2023 10:37:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR