"Benchmarking não é uma receita de bolo na qual será necessário somente ver os ingredientes para alcançar o sucesso." — ROBERT CAMP
"Estar ciente das lacunas de desempenho é considerado importante, mas é nas ações sobre estas informações onde se encontram os reais benefícios." — DAVID IRWIN
"Benchmarking é uma forma de se afastar do tradicional." — M. KHURRUM S. BHUTTA
"Benchmarking é ter a iniciativa para comparar e fazer melhor." — MARCOS R. ALBERTIN
Benchmarking sempre esteve presente no nosso dia a dia. Nós olhamos “o que e como os outros fazem” e procuramos fazer melhor. Ele tem sido utilizado como uma ferramenta estratégica para aumentar o desempenho e a competitividade de organizações em muitos países. Empresários utilizam o benchmarking para apoiar as suas decisões na busca da liderança do mercado. Em vez de copiar, o objetivo é comparar para fazer melhor. Ao longo dos anos o benchmarking tem evoluído continuamente, do benchmarking competitivo, com foco nos produtos da concorrência, para o benchmarking do aprendizado das práticas de excelência. Ele se tornou através da sua ampla escala de atuação uma das ferramentas empresariais mais conhecidas e importantes. O benchmarking contribui para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Através de bancos de dados consolidados é possível identificar “ forças e fraquezas” internas que exigem atenção gerencial e prioritária. Com a crescente demanda por projetos e treinamentos de benchmarking surgiram os chamados Centros de Benchmarking em vários países, que facilitam a sua realização.
Marketing e Publicidade / Negócios e Empreendedorismo