Não têm faltado discursos, projetos e programas que louvem, planejem e financiem a biblioteca escolar. A realidade, porém, como foi constatado no censo escolar de 2010, cujos resultados preliminares foram divulgados no início de 2011, ainda é muito decepcionante.
Um terço somente (30,4%) das escolas de ensino fundamental dos cinco primeiros anos possui bibliotecas. E esse número engloba tanto as escolas públicas quanto particulares. À medida que se ascende na sequência de ensino, a situação fica menos ruim. Do sexto ao nono ano, o percentual de escolas com biblioteca passa para 58,7% e no ensino médio chega a 74%.
O fato é que mais de 96 mil escolas onde são ministrados os anos iniciais do ensino fundamental não contam com bibliotecas que atendam aos corpos docente e discente e ao pessoal administrativo. E são quase 26 mil as escolas dos anos finais do ensino fundamental que nada têm a oferecer quanto a serviços de bibliotecas. O número absoluto no ensino médio é de quase sete mil escolas.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, período crucial para a formação de futuros leitores e usuários da informação, mais de oito milhões de crianças não tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar os serviços de uma biblioteca escolar. Nos anos finais são cinco milhões e no ensino médio são pouco mais de dois milhões de carentes de biblioteca escolar. O total, em números absolutos, chega, portanto, a cerca de 15 milhões de estudantes privados da oportunidade de usufruir da leitura e do estudo extraclasse que, entre outros serviços, a biblioteca escolar pode oferecer.
Falta ainda conhecer dados que confirmem aquilo que os educadores e bibliotecários já conhecem: são poucas as bibliotecas escolares existentes que prestam realmente os serviços que lhes competem. Com acervos pobres e desorganizados, mal-instaladas, desconfortáveis, carentes de pessoal qualificado, são muitas vezes transformadas no limbo para onde são excluídos os funcionários problemáticos, doentes ou ansiosos pela aposentadoria.
O objetivo deste manual é contribuir para o amplo processo de capacitação e qualificação de pessoal que será necessário para levar a biblioteca escolar a todos os estudantes no menor prazo possível. E dessa forma completar o esforço maior voltado para a melhoria da qualidade da educação.