Blink

Blink Malcolm Gladwell


Compartilhe


Blink


A decisão num piscar de olhos




“Um verdadeiro deleite. Repleto de insights surpreendentes sobre nosso mundo e nós mesmos.” – Salon.com

“Gladwell cria outro fenômeno intelectual popular ao subverter o senso comum sobre a maneira como tomamos decisões.” – Bookmarks Magazine

Por que algumas pessoas são brilhantes ao tomar decisões e outras são incapazes de fazer a escolha certa? Por que algumas são bem-sucedidas ao seguir sua intuição enquanto outras se deixam levar por preconceitos e cometem grandes erros? Como nosso cérebro funciona no trabalho, na sala de aula, na cozinha e na cama?

Baseado em fundamentos científicos, Blink é um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito. Para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes, como o caso do especialista em arte que, num único relance, descobriu que uma escultura comprada por uma fortuna pelo Museu Getty era uma falsificação; o produtor que percebeu todo o potencial de Tom Hanks no instante em que o conheceu; o psicólogo que, só de observar um casal conversar por apenas alguns minutos, consegue rever quanto tempo vai durar aquele relacionamento; entre outras.

Blink revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam.

Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Blink
Blink

Similares

(13) ver mais
Um Novo Jeito de Trabalhar
Previsivelmente Irracional
Davi e Golias

Resenhas para Blink (16)

ver mais
Review do livro Blink
on 10/8/09


Blink fala sobre o inconsciente adaptável, uma parte do seu cérebro que toma decisões rápidas, baseadas em uma série de experiências e dados que você possui em seu cérebro. Imagine a seguinte situação: você está em uma floresta e vê uma árvore caindo em sua direção. Você acha que consegue pensar em todas as opções? É claro que não. O ser-humano não teria nunca sobrevivido por tanto tempo se todas as suas decisões fossem tão lentas quanto as que tomamos usando o racional. O psicólogo T... leia mais

Estatísticas

Desejam178
Trocam10
Avaliações 3.9 / 466
5
ranking 29
29%
4
ranking 39
39%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Naty
cadastrou em:
03/06/2016 12:34:48
Pri Paiva
editou em:
07/06/2016 10:29:17
Pri Paiva
aprovou em:
07/06/2016 10:29:29