Brasil: obras de referência 1999-2013

Brasil: obras de referência 1999-2013 Ann Hartness


Compartilhe


Brasil: obras de referência 1999-2013


uma bibliografia comentada




Em 1999, esta mesma editora publicou Brasil: obras de referência, 1965-1998, de Ann Hartness, com referências e comentários de 2 913 publicações pertinentes ao estudo do Brasil, em seus aspectos históricos, econômicos e culturais, em sentido amplo. Essas publicações incluíam livros, folhetos, publicações seriadas, e capítulos de livros.

Decorridos quase 15 anos, Ann Hartness nos oferece mais este resultado de seus esforços, constantes e competentes, para identificar materiais de apoio aos pesquisadores que se dedicam a temas brasileiros. Esta nova bibliografia comentada cobre o período de 1999 a 2013, dando continuidade à publicada em 1999. Com essas duas publicações, temos um levantamento quase exaustivo das fontes de informação sobre o Brasil durante os últimos 48 anos, num total de 4 814 obras. Além das fontes em formato impresso, que formam a maioria das que são aqui comentadas, este novo volume contempla vários recursos digitais, inclusive os que estão disponíveis na internet.

Este é um trabalho que se coloca ao lado de empreendimentos voltados para o registro de nossa brasiliana, como o Catálogo da Exposição de História do Brasil, de Ramiz Galvão, e o Manual bibliográfico de estudos brasileiros, de Rubens Borba de Moraes e William Berrien. Para realizá-lo, a autora, durante as viagens que fazia ao Brasil para aquisição de obras para a biblioteca latino-americana da University of Texas, garimpou, sistematicamente, em livrarias e editoras universitárias e oficiais de todo o país os materiais que foram selecionados para inclusão nesta bibliografia.

Ann Hartness nasceu em Chicago (EUA) e estudou na University of Texas, onde obteve o grau de mestre em biblioteconomia. Durante 38 anos foi bibliotecária da Benson Latin American Collection da University of Texas — a maior biblioteca especializada em América Latina dos EUA —, que dirigiu de 2002 a 2008, quando se aposentou. Foi diretora do escritório da Library of Congress no Rio de Janeiro, de 1988 a 1989. É autora de outros dois livros sobre bibliografia brasileira, além de vários artigos sobre temas de sua especialidade. Sua primeira visita ao Brasil ocorreu em 1959 e os diferentes períodos em que aqui esteve somam mais de cinco anos de permanência no país. Suas ligações com o Brasil extrapolam as atividades profissionais, pois aqui nasceram um de seus filhos, uma nora e dois netos.

Como reconhecimento de suas atividades em prol da difusão da cultura brasileira, Ann Hartness foi condecorada, em 2002, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de comendador, a mais alta distinção conferida pelo governo brasileiro a personalidades de outros países.

"Brasil: obras de referência 1965-1998 preenche uma lacuna nas áreas abrangidas, constituindo importante instrumento de trabalho para professores, pesquisadores, profissionais, bibliotecários, estudantes e o público em geral que necessitem pesquisar e conhecer as obras de referência publicadas no País ou no exterior, desde que abordem temas brasileiros." (Paulo da Terra Caldeira, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.)

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Brasil: obras de referência 1999-2013

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

marciov79
cadastrou em:
12/09/2016 13:38:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR