Brasil

Brasil Lilia Moritz Schwarcz
Heloisa Murgel Starling


Compartilhe


Brasil


uma biografia




Com linguagem fluente, acesso a documentação inédita e profundo rigor na pesquisa, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling traçam um retrato de corpo inteiro do país, e mostram que o Brasil bem merecia uma nova história. Edição com novo pós-escrito das autoras.

Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil.

Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a "grande história" mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes.

Esta edição inclui novo pós-escrito das autoras, que joga luz sobre a situação recente do país: a democracia posta em xeque, os desdobramentos das manifestações populares e o impeachment de Dilma Rousseff, entre outros acontecimentos marcantes dos últimos anos.

História / História do Brasil / Não-ficção

Edições (4)

ver mais
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil: uma biografia

Similares

(40) ver mais
A Capital da Solidão
Uma Breve História do Brasil
História do Brasil
História Concisa do Brasil

Resenhas para Brasil (81)

ver mais
Trabalho impecável!
on 6/2/22


Imagino o quão extensa e profunda foi a pesquisa feita para a escrita deste livro. As autoras arrasaram demais! Conseguiram contar a história do Brasil de uma forma rica, sem ser maçante. Foi uma leitura cansativa pra mim, não vou negar, mas isso devido ao tema e ao gênero, não em relação a escrita das autoras. Senti que aproveitei mais a leitura depois da parte sobre a Inconfidência Mineira porque, muito do que estava sendo informado até então, não era novidade pra mim. Já tinha li... leia mais

Estatísticas

Desejam747
Trocam1
Avaliações 4.6 / 834
5
ranking 69
69%
4
ranking 26
26%
3
ranking 4
4%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Marcos
cadastrou em:
28/02/2015 15:45:51
Alê | @alexandrejjr
editou em:
16/02/2022 10:22:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR