Cães & Astromélias

Cães & Astromélias Mariana Machado


Compartilhe


Cães & Astromélias





OBRA CLASSIFICADA EM TERCEIRO LUGAR NO PRÊMIO ALPHONSUS DE GUIMARAENS, DA BIBLIOTECA NACIONAL, EM 2022.


Esse CÃES & ASTROMÉLIAS marca a estreia da poeta MARIANA MACHADO DE FREITAS em livro, aliás, uma estreia saudada por muitos poetas, e nós da Mondrongo temos a grande satisfação de fazer parte dessa história. MARIANA possui mestrado em Poéticas Visuais pela UFRGS, nasceu em 1982, em Pelotas e mora em Santa Maria, Rio Grande do Sul.



“Tudo neste livro é tão grandioso, embora tão simples; tão racional, todavia carregado de emoções tão diversas e tão únicas; tão cheio de sonetos e versos (aparentemente) livres; tão sensorial, tão colorido, tão forte; tão lindo e tão cheio de horrores; tão triste e tão carregado de boas sortes; tão cheio de serenatas, salmos, reflexos, jornadas; olhos enlaçados, margens, sons de nuvens; amargor, caprichos; e tão formal e técnico quanto mais se sentindo leve e livre como toda grande poesia deve ser…” (Silvério Duque)



"E é justamente isso que faz Mariana Machado de Freitas, mais notadamente na primeira parte do livro, cantar o cotidiano, as pequenas misérias, das pequenas e mais arrebatadoras felicidades, as coisas mais cândidas, as crônicas de uma vida doméstica, as singelas memórias da infância e da adolescência por meio de formas evidentemente esculturais e vocabulários sofisticados, burilados, buscados, devidamente pesquisados, sem causar nenhuma impressão dissociativa... [...] Dito isso, não deixa de ser espantoso o como [a poeta] consegue incorporar na sua poesia as várias vozes da tradição, as diversas formas de compor um poema, os diversos estilos..." (Jessé de Almeida Primo)



"Neste Cães e Astromélias, Mariana Machado de Freitas oferece-nos uma poesia de experiência de vida. Através de uma expressão diversa e de variado repertório de formas fixas, em seus versos, notamos confluírem uma expressão forte, intensa, volátil e luminosa, e um sentimento fluido, ligeiro, leve, moroso, diáfano, intimista e pessoal. [...] Não seria errado afirmar que sua poesia traz a ferocidade, a fidelidade e o faro certeiro dos cães, sem deixar de ter grossas e profundas raízes e um caule delicado a florescer com a áspera ternura de uma astromélia." (Wagner Schadeck)

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Cães & Astromélias

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Sergio Cosmo Filho
cadastrou em:
21/03/2023 12:21:15
Sergio Cosmo Filho
editou em:
21/03/2023 12:34:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR