CÁLCIO

CÁLCIO PÁDUA FERNANDES


Compartilhe


CÁLCIO





Os poemas que compõem Cálcio, segundo livro de Pádua Fernandes, são polifônicos e dramáticos, no sentido em que buscam acolher um conjunto de ecos de gritos de horror, cacos de uma experiência coletiva traumática que ficaram abafados deliberadamente pela concorrência de outras vozes, de mais amplo timbre e que se valem da ampliação do aparelho de propaganda do Estado.

São poemas de inflexão civil, que abandonam o investimento na expressão de um sujeito fraturado, tão própria da lírica moderna, em favor de um compromisso público: ecoar nomes e corpos, devolver-lhes o cálcio que lhes estruturara cada passo.

Trata-se portanto de um projeto que assume seu lugar de observador da cena trágica, recém-devolvida ao palco da história do país pelos trabalhos da Comissão da Verdade, de que o autor participou, ainda inacabada e cheia de lacunas e zonas de indistinção.

Como disse Beckett, Os mortos morrem mal. Os poemas de Cálcio são contra, contra a morte escusa, fria, emparedada, contra essa morte que não é muda, mas prefere não declarar nada, Pádua Fernandes abre suas janelas para fora das jaulas, mordaças e choques e deixa o ar entrar, com a luz que devolve às coisas seu contorno.

Poemas, poesias / Sociologia

Edições (1)

ver mais
CÁLCIO

Similares

(2) ver mais
K.
K.

Resenhas para CÁLCIO (1)

ver mais
Auto de resistência
on 3/1/19


"I o sangue ensina: os professores sob cassetete; o sangue esquece: nos professores quem já se infiltra é a polícia e os corredores trocam de pele como quem veste todas as cores carnificinas; o sangue ensina aos professores que não se aprende senão na pele; “já não são dores, mas honrarias isto que ensina aos professores o cassetete: os corpos febres transformadores do que extermina na própria vida” e os corredores caem inertes sobre os ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

paulobossj
cadastrou em:
21/04/2016 11:11:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR