Caldeirão

Caldeirão Cláudio Aguiar


Compartilhe


Caldeirão


A Guerra dos Beatos




Um morto está sendo velado por uma contrita multidão na capela do Socorro de Juazeiro do Norte (Ceará, poucos meses após a redemocratização do Brasil, ocorrida em Outubro de 1945. De repente, entra no salão o repórter de um jornal da capital encarregado de cobrir o enterro do famoso beato José Lourenço, líder do Caldeirão, lugarejo situado nas encostas da chapada do Araripe, destruído pelas forças militares nos anos de 1936/37.

Em vez de o repórter preocupar-se com o beato, inexplicavelmente, é atraído pela estranha figura de um ancião que todos chamam de mestre Bernardino que, com respeito, vela o morto. Como não encontrara, até então, quem lhe desse maiores informações sobre os acontecimentos, indaga ao mestre: "Por favor, poderia me dizer quem foi o beato Lourenço e qual o significado de Caldeirão?".

Antes de qualquer coisa, o ancião oferece-lhe um tamborete. A seguir, tempera a garganta e, com ar calmo, os olhos miúdos mas vivos, e iluminado por uma fascinante sabedoria transmitida pela oralidade popular, começa a falar. Parece transportado para um mundo fora dali e a um outro tempo.

O curioso repórter durante parte daquela tarde, toda a noite e as primeiras horas da manhã seguinte escuta, quase sem interrupção, o mestre Bernardino discorrer sobre a origem, o desenvolvimento e a destruição violenta pelas armas militares do arraial do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

Edições (1)

ver mais
Caldeirão

Similares


Resenhas para Caldeirão (0)

ver mais
Guernica brasileira
on 7/1/23


Claudio Aguiar - !944 Graduado pela Faculdade de Direito do Recife é doutor pela Universidade de Salamanca. Tem mais de 30 livros publicados nos gêneros romance, teatro, ensaio e poesia. Conquistou vários prêmios. Li esta ficção histórica, pensando como se pode fazer tanto mal a esta comunidade. Como pessoas trabalhando e rezando criaram inimigos tão poderosos. "Após a Intentona Comunista de 1935, as forças militares do Ceará organizam uma expedição para destruir o arraial a ferro ... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 5
5
ranking 83
83%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Lininha
cadastrou em:
17/11/2009 00:21:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR