Caminhos da reportagem

Caminhos da reportagem Deire Assis...


Compartilhe


Caminhos da reportagem


O jornalismo e seus bastidores




A obra, financiada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia, reúne 15 trabalhos assinados pelos três profissionais, publicados originalmente no jornal “O Popular”, onde eles atuam como repórteres, e 15 textos inéditos, “que revelam os bastidores da produção de cada uma das matérias, da pauta à publicação”.



Integram a obra tanto a história de um boi dado como prêmio numa pelada de futebol de várzea quanto a saga de um homem – invisível – em busca de socorro médico para o braço quebrado. Em “Caminhos da Reportagem” estão investigações de fôlego da exploração sexual de crianças em Goiás e das execuções sistemáticas de adolescentes por policiais militares na Grande Goiânia. O jornalismo investigativo também permitiu entender como funcionou por muito tempo o mercado imobiliário na maior invasão urbana já vista no Centro-Oeste e como um menino de 8 anos de idade conseguiu ser aprovado no vestibular.



“Caminhos da Reportagem” traz estilos e linguagens diversos. O jornalismo literário se manifesta, por exemplo, nas histórias às margens da BR-060, de trabalhadores que ganham seu sustento na rodovia que liga Goiânia a Brasília; na reconstrução dos caminhos de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa; nas impressões nordestinas de Ariano Suassuna; nas histórias construídas antes do fatídico voo 1907, da Gol.



O livro traz o cotidiano de uma grande cidade a partir de revelações da guerra no trânsito. Ou dos efeitos ainda sentidos, mais de 20 anos depois, por vítimas do maior acidente radiológico do planeta. Ou, ainda, a partir de uma discussão mundial, como é o caso das mudanças climáticas, cujos efeitos são sentidos localmente. Para desnudar tantas realidades, os jornalistas têm uma poderosa ferramenta nas mãos: a reportagem. É esta a linha condutora de “Caminhos da Reportagem”.



Autores

Deire Assis, Rogério Borges e Vinicius Jorge Sassine são jornalistas que escolheram ser repórteres e, ao longo do livro, é possível perceber nos bastidores narrados o porquê dessa escolha. Os três são formados em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atuam no jornalismo diário há vários anos. Deire e Vinicius são repórteres de Cidades do jornal “O Popular”, premiados nacionalmente por grandes reportagens publicadas na editoria. Rogério escreve para o ‘Magazine’, caderno de cultura do jornal, é doutorando em comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e professor de jornalismo na PUC Goiás.

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Caminhos da reportagem

Similares


Resenhas para Caminhos da reportagem (1)

ver mais
Reflexões valiosas
on 13/4/19


Comprei esse livro em uma venda de desapego, quatro anos atrás, quando ainda era caloura em Jornalismo. Não sei por que motivo eu o deixei encalhado na estante por tanto tempo, mas penso que ele teria me impressionado bastante na época. "Caminhos da reportagem" foi publicado em 2009 e reúne algumas reportagens marcantes publicadas em anos anteriores no jornal O Popular, um jornal goianiense de nível regional. Os autores, 3 repórteres que cobriam diferentes editorias, comentam como pro... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.0 / 7
5
ranking 43
43%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Demas
cadastrou em:
03/01/2010 21:15:20
Camila Tapia
editou em:
07/08/2018 23:47:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR