Canudos - Uma utopia no sertão

Canudos - Uma utopia no sertão José Antônio Sola

Compartilhe


Canudos - Uma utopia no sertão





A Guerra de Canudos ocorreu entre novembro de 1896 à outubro de 1897, no interior do Sertão da Bahia.
A situação do Nordeste no final do século XIX era precária; fome, seca, falta de apoio político, violência e desemprego. A guerra ocorreu porque o governo da Bahia não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e não seguirem as leis estabelecidas por eles.
Os envolvidos na guerra foram os habitantes do arraial de canudos (sertanejos pobres) lideradas por Antônio Conselheiro. Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. No massacre do governo crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade.
A comunidade de Canudos foi arrasada no dia 05 de outubro de 1897, entrando para a história como palco do mais intenso massacre já presenciado na história. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

Edições (1)

ver mais
Canudos - Uma utopia no sertão

Similares


Resenhas para Canudos - Uma utopia no sertão (1)

ver mais
on 22/8/23


Leitura bem rapidinha, e bem fácil. tava estudando sobre o conteúdo e bateu curiosidade de saber mais sobre.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Wagner
cadastrou em:
21/04/2012 18:15:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR