A publicação reúne as observações do consultor sobre o comportamento dos gestores das empresas brasileiras e mostra que a grande maioria não está preparada para lidar com pessoas. “As universidades são fortemente influenciadas pelo modelo cartesiano, o que faz com que nossos gerentes conheçam pouco sobre ciências contemporâneas, principalmente a chamada teoria do caos ou teoria da complexidade, acreditando apenas no mito da racionalidade cartesiana”, afirma Milton.
O livro “Emoção, conflito e poder nas organizações: líderes estão despreparados para lidar com as pessoas”, que contou com a colaboração da jornalista mineira, Inácia Soares, mostra numa linguagem simples e objetiva, a importância do envolvimento emocional nas empresas de sucesso. Milton de Oliveira avança em pontos importantes, como a teoria das emoções, as novas posturas de poder, importância da afetividade no trabalho de equipes, como trabalhar as situações de conflito e o conhecimento que os gestores deveriam ter sobre os conceitos de ciência aplicada nas organizações no século XXI.
Outro ponto abordado pelo consultor é a polêmica economia de mercado, que gera competição entre os concorrentes. Para tratar desse assunto, Milton fundamenta-se nos postulados da teoria da complexidade. No livro, ele analisa os ambientes organizacionais, observando a evolução das empresas nos contextos externos, compreendendo o envolvimento emocional e o gasto de energia das organizações. Tudo numa linguagem simples e, ao mesmo tempo, científica e bem fundamentada, como já é sua tradição profissional.
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