Capitães da areia

Capitães da areia Jorge Amado


Compartilhe


Capitães da areia





Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche abandonado em Salvador, é talvez o romance mais influente de Jorge Amado. Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.

Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.

Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (47)

ver mais
Capitães de Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia

Similares

(72) ver mais
Cira e o Velho
Os meninos da rua Paulo
Fogo Morto
Cacau

Resenhas para Capitães da areia (4.326)

ver mais
Sensacional
on 21/2/22


O que falar de Pedro Bala, Volta Seca, Gato, Professor, Pirulito, Sem-Pernas e todos os outros capitães da areia? Tão jovens, mas já tão maduros. Tão independentes, tão homens, mas ainda tão crianças. Não tenho um personagem preferido, por que me afeiçoei a cada um deles de forma distinta. Se me perguntassem qual meu capitão da areia preferido eu ficaria sem saber o que dizer, pois cada um, com sua característica intrínseca. Como não se emocionar com a trágica e por que não heróica vid... leia mais

Vídeos Capitães da areia (14)

ver mais
CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado | Kelen Vasconcelos

CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado | Kelen Vasco

Estourei o cartão | Book haul Feira do Livro da Unesp

Estourei o cartão | Book haul Feira do Livro

O Livro Capitães de Areia e o Comunismo - Resenha Crítica

O Livro Capitães de Areia e o Comunismo - Res

CAPITÃES DA AREIA ? JORGE AMADO | A REALIDADE DO BRASIL | KARLA SAMIRA | PACOTE LITERÁRIO

CAPITÃES DA AREIA ? JORGE AMADO | A REALIDADE


Estatísticas

Desejam3.342
Trocam379
Avaliações 4.4 / 65.129
5
ranking 60
60%
4
ranking 26
26%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Lipe
cadastrou em:
24/12/2012 17:26:57
Blendon Moreira
editou em:
11/07/2023 21:34:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR