Capitu era Capitu

Capitu era Capitu Cristiane Garcia Teixeira


Compartilhe


Capitu era Capitu


mais mulher do que eu era homem




O título, "Capitu era Capitu: mais mulher do que eu era homem", que faz referência a obra clássica de Machado de Assis, Dom Casmuro, já nos dá a chave sobre o grande tema deste livro: mulheres e a sua luta pra exister em uma sociedade patriarcal.
Este livro foi gestado durante a pandemia ocasionada pela doença chamada Covid-19, neste período os casos de feminicídios e violência doméstica tiveram um aumento significativo: "eram, agora, dois os vírus que podiam causar a morte de mulheres, um já bastante conhecido, o machismo, e o novo coronavírus que parecia aflorar ainda mais o primeiro". Este livro nasce como uma busca da autora por processar suas próprias emoções a respeito dessa dura realidade mais também como um desejo de denúncia, um desejo de rememorar as muitas mulheres que perderam a vida e também os muitos filhos que ficaram.
"Cada história que escutava cortava a minha carne como navalha, causava incômodo e ansiedade. Encontrei remédio na escrita, como uma forma de conversar com essas mulheres que se foram, mas também com aquelas de quem levaram parte de ser. E aqui estávamos nós tentando fazer melhor do que fizeram com a gente. É sobre a história dessas mulheres que a primeira parte deste pequeno livro falará. Já na segunda parte, falo sobre meu processo terapêutico de curar as feridas que a sociedade machista causou em mim e na maneira como vejo e sinto o mundo." E por fim, na terceira parte, a autora organizou alguns artigos de mulheres advogadas, psicologas, empresárias dentre outras profissionais, para deixar como mensagem final que: Capitu nunca esteve sozinha.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Capitu era Capitu

Similares


Resenhas para Capitu era Capitu (1)

ver mais
Uma leitura breve
on 1/5/23


Capitu era Capitu é dividido em 3 partes. A primeira, ? a sentença de julgamento de Capitu? há poemas inspirado em mulheres vítimas reais de feminicídio, o que os tornam impactantes, trazendo tristeza e revolta pelas vidas tiradas. A segunda parte, ?A experiência de ser corpo de Capitu?, traz textos da autora, que com sensibilidade retratam sua singularidade, pensamentos, seu processo de autoconhecimento? como leitora, é a parte que mais me identifiquei, e pude me ver retratara em al... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Laíg
cadastrou em:
27/01/2023 15:48:58
Laíg
editou em:
27/01/2023 15:52:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR