Cárcere e Fábrica

Cárcere e Fábrica Dario Melossi...


Compartilhe


Cárcere e Fábrica


As origens do sistema penitenciário (séculos XVI - XIX)




Livro composto de ensaios individuais independentes, mas com pressupostos metodológicos e objetivos científicos comuns, apresentados ao público brasileiro na excelente tradução de Sérgio Lamarão, historiador e pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc), da Fundação Getúlio Vargas, retoma uma linha de pesquisa aberta por Rusche Kirchheimer em Punishment and Social Structure (1939), que demonstrou a relação mercado/prisão e propôs a tese de que cada sistema de produção descobre o sistema de punição que corresponde às suas relações produtivas.
Em criminologia, essa linha de pesquisa é crítica porque insere as questões do crime e do controle social na estrutura econômica e no sistema de poder político e jurídico das sociedades contemporâneas, pensadas com as categorias teóricas desenvolvidas pela tradição marxista, fundadas no conceito de modo de produção da vida social, que exprime a integração das forças produtivas materiais em determinadas relações de produção históricas, nas quais se manifesta a luta de classes da formação social capitalista.
Em poucas palavras, a relação cárcere/fábrica evoluiu para a simbiose fábrica/cárcere, que fundiu essas instituições em uma unidade arquitetônica punitiva/produtiva, com a fábrica construída como cárcere, ou o cárcere erigido em forma de fábrica, a realização definitiva do ideal de exploração do trabalho pelo capital, na perspectiva da intuição de Pavarini: os detidos devem ser trabalhadores; os trabalhadores devem ser detidos.

Do prefácio do Prof. Dr. Juarez Cirino dos Santos, professor de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná e Presidente do Instituto de Criminologia e Política Criminal (Curitiba, PR)

Edições (1)

ver mais
Cárcere e Fábrica

Similares

(5) ver mais
Introdução Crítica à Criminologia Brasileira
Punição e Estrutura Social
A miséria governada atavés do sistema penal
Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal

Resenhas para Cárcere e Fábrica (1)

ver mais
Apanhado histórico das supostas motivações que ensejaram a alternativa carcerária.
on 8/3/12


Os ensaios de Dario Melossi e Maximo Pavarini, ora componentes da obra aqui apresentada, constituem mais uma contribuição dos teóricos marxistas em torno do propósito de desvendar e explicar a origem do sistema carcerário, notadamente as razões (eminentemente ocultas) que ainda subjazem à sua manutenção nos dias presentes. Ressalte-se que a obra não se limita à velha tentativa de relacionar a noção de "massa carcerária" com a de "exército de reserva" - para atuação como mão-de-obra, em... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 4.3 / 13
5
ranking 62
62%
4
ranking 15
15%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

João
cadastrou em:
08/03/2012 12:18:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR