Caros Amigos #215

Caros Amigos #215

Compartilhe


Caros Amigos #215 (ano XVIII, fevereiro 2015)


A Primeira à Esquerda




Magnatas do transporte

Manipulações jurídicas de empresas, de licitações e editais públicos, violência e assassinatos são o fermento do bolo do transporte público de ônibus, dominado por poucos grupos, que atuam em várias capitais brasileiras. Formam cartéis, disfarçados em várias empresas e financiam políticos para agirem contra os interesses dos cidadãos, como mostra a reportagem de capa desta edição, publicada em um momento em que movimentos como o MPL tomam novamente as ruas contra os aumentos da tarifa, que ocorrem em todo o País. São grupos com muitos braços e, como se vê, praticamente inabaláveis mesmo quando o poder público decide enfrentá-los – até usando colete à prova de bala, como fez a então prefeita Marta Suplicy, quando implantou o bilhete único em São Paulo.

Democratização da mídia

A luta para a democratização da mídia no Brasil também é tema desta edição. Há esperança com relação à possibilidade em ampliar o tema e se discutir como democratizar os meios de comunicação, que, mesmo com tantos exemplos em outros países, não avança aqui. Um misto de leis antigas (da época da ditadura) e a inexistência de controle em diversos campos da comunicação permitem a concentração de veículos nas mãos de poucos empresários e uma programação uníssona e antidemocrática.

Em entrevista, o filósofo Paulo Arantes analisa as conjunturas políticas brasileira e global ao abordar as Jornadas de Junho, a campanha eleitoral, o desempenho do PSol, partido que ajudou a fundar, os governos petistas e seus percalços e o avanço da direita em todo o mundo em um momento em que o sistema, como ele diz, “está morrendo de overdose de si mesmo”.

Carnaval

E já que estamos em fevereiro, porque não falar sobre o carnaval? Saiba como blocos de rua no Rio de Janeiro tem se organizado a partir de partidos e movimentos de esquerda e, assim, buscam propagar suas ideias e discussões por meio do samba e da festa. No campo da cultura, temos também retratada a organização de coletivos de cinema na América Latina que propõem fazer cinema a partir de uma visão contra-hegemônica, abordando temas como periferia, gênero, política, trabalho etc.

Abordamos ainda a vida das mulheres privadas de sua liberdade, com todas e mais algumas outras difi culdades por questão de gênero, e as difi culdades de reinserção na sociedade. Especialmente para presas estrangeiras. Na área de segurança pública, a crise da PM carioca cai na grande mídia com ações atrapalhadas e uma prática de violência que se tornou comum na instituição. A Corregedoria, que deveria dar respostas à sociedade em casos de policiais investigados, não consegue dar cabo das denúncias.

Boa leitura!

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Caros Amigos #215

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Mariana Ginane
cadastrou em:
14/03/2015 23:11:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR