Caros Amigos #223

Caros Amigos #223

Compartilhe


Caros Amigos #223


A primeira à esquerda




Caros Amigos mostra o avanço dos ataques neoliberais sobre um dos maiores patrimônios do País, a Petrobras, atualmente pilar de desenvolvimento industrial, tecnológico e social. O plano de gestão e investimentos aprovado para até 2019 expõe políticas que atentam contra as conquistas obtidas com a reestruturação a partir do governo Lula e o conceito do poço ao posto, que cobre toda a cadeia petrolífera: venda de ativos, desinvestimento, cortes em projetos sociais, demissões. O fantasma do desmonte e entreguismo, que marca a estatal desde sua criação, incrementado por FHC e interrompido com Lula, ronda novamente a estatal, com ataques que também vêm de dentro.

A mão tucana e suas ramificações pelas instituições também está em outra reportagem sobre o mensalão mineiro, que expõe a fragilidade da democracia, em especial do Judiciário em agir republicanamente, assim como a aliança burguesa, que se torna mais visível no momento atual. Há mais de dez anos em tramitação e sem data para julgamentos, no mensalão mineiro não valem o domínio do fato e nenhum outro artifício das condenações de petistas e seus aliados. Seu artífice e principal operador, Eduardo Azeredo, dá expediente como funcionário da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), premiado com um bom salário.

O advogado e especialista em segurança pública, Nilo Batista, é o entrevistado da edição e, entre outros temas abordados, reafirma o caráter patológico das nossas polícias no trato com a população, especialmente a pobre e negra, e defende o desencarceramento em massa, além de criticar a política petista para a área que, segundo ele, não avançou para além de um mais do mesmo.

Caros Amigos tem ainda reportagens sobre a gentrificação em Salvador (BA), onde famílias estão sendo expulsas pela especulação do centro histórico; a crise humanitária que atinge não só a Europa, mas também o Brasil e um raio x da atual situação no Equador, onde forças da esquerda acusam Correa de ter se tornado a nova direita. Antecipando a comemoração da Consciência Negra, a edição traz também ensaio fotográfico que religa as margens de África e Brasil e reportagem sobre Preto Pio, escravo que liderou um dos maiores levantes no interior paulista, o Êxodo de Capivari. E, também, as colunas e artigos dos colaboradores.

Boa leitura!



Comunicação

Edições (1)

ver mais
Caros Amigos #223

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR