Caros Amigos Especial

Caros Amigos Especial

Compartilhe


Caros Amigos Especial (Ano XIX, n° 79, março 2016)


A primeira à esquerda




Cuba é um país importante para todos nós que acreditamos em outro mundo possível, portanto, produzir uma edição Especial sobre a Ilha requer coerência com a história e a geopolítica. Cuba é um país único, que vive um momento complexo, confluência de muitas variáveis e um embargo econômico imposto pelos EUA que dura mais de cinquenta anos. Importante entender exatamente quais os impactos dessa relação na Cuba que se propõe a mudar. E que, mesmo com toda a precariedade, se destaca nas áreas da medicina, educação, arte, e apresenta índices sociais e humanos altíssimos, além de intercâmbios de ajuda internacional.

O novo diálogo com o País vizinho é abordado em reportagem que retrata os interesses dos EUA desde a época em que Cuba era dominada pela Espanha. Com um esforço diplomático do papa Francisco, a pressão de diversos países e até mesmo do Congresso estadunidense, os acordos visados agora são a liberação da região de Guantánamo e o fim do bloqueio econômico. O povo cubano é foco de todo o conteúdo deste Especial. É a ele, além é claro dos líderes da Revolução, que se credita a resistência e a vitória socialista, e que, nesta nova fase de reaproximação com os EUA, ditará os rumos da Ilha, precária em bens materiais e fortalecida em um capital simbólico sem tamanho.

Assim como em outros países, as gerações têm formas diferentes de enxergar o mundo. Há aqueles que viveram o pré-Revolução, os que são filhos da Revolução e uma nova geração que se apropria cada vez mais de signos contemporâneos globalizados e que conhece apenas o seu País atingido pela escassez. E os desafios futuros estarão nas mãos dos mais jovens. E essa juventude anseia por mudanças e não esconde suas frustrações e faz críticas abertas ao modelo, apontando assim, suas fragilidades.

O economista Theotônio dos Santos, em entrevista, afirma que não é possível analisar Cuba a partir de qualquer teoria econômica, pela peculiaridade da Ilha. Para ele, os riscos de uma reaproximação com os EUA serão enfrentados pelo povo cubano que mantém, e manterá, sua convicção política. E o destino da Ilha passa também pelo destino de todos os países da América Latina. Veremos.

SUMÁRIO

REPORTAGENS
04 Vitória da resistência por Igor Carvalho
09 Uma história, um presente, um futuro por Alcides García Carrazana
13 A vida na Ilha por Lilian Primi
20 Intercâmbios e mística por Judite Santos
26 Fui pra Cuba por Eduardo Marchesan
28 Momentos, linguagens e caminhos por Mónica Rivero
30 Cuba e sua saliva negra Allan da Rosa

ENTREVISTAS
16 Theotônio dos santos: O destino de Cuba passa pelo de toda América Latina - Por Nina Fideles
24 Diana Diaz: Retrato da Revolução - Por Eduardo Marchesan

ARTIGO
22 Frei Betto: Desafios futuros à Revolução Cubana

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Caros Amigos Especial

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Elise
cadastrou em:
30/03/2016 22:15:54
Elise
editou em:
30/03/2016 22:18:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR