Cartas Chilenas

Cartas Chilenas Tomás Antônio Gonzaga


Compartilhe


Cartas Chilenas





O cenário é Vila Rica, Minas Gerais, 1798, alguns anos antes da Inconfidência Mineira. Uma série de poemas satíricos começa a circular pela cidade, no formato de cartas trocadas entre dois amigos: Critilo, habitante de Santiago do Chile, e o amigo Doroteu, residente da Espanha. As cartas revelam críticas ferozes contra a forma de governo corrupta de Fanfarrão Minésio.

Tomás Antônio Gonzaga faz uso de sua forma mais satírica e debochada de redação para pôr em xeque a mediocridade administrativa do, na época, governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes.

Escritos em versos decassílabos brancos (sem rimas), os poemas mostram a genialidade do autor e se estabelecem como a obra satírica mais importante do século XVIII no Brasil. Recheados de críticas ferrenhas contra a mediocridade do governo da época, Cartas Chilenas se mantém atual e também um clássico da literatura brasileira.

Edições (1)

ver mais
Cartas Chilenas

Similares

(1) ver mais
Liberdade Ainda Que Tardia

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Brunna C.
cadastrou em:
04/02/2014 00:04:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR