Cem anos dos comunistas no movimento sindical

Cem anos dos comunistas no movimento sindical Guiomar Prates...


Compartilhe


Cem anos dos comunistas no movimento sindical





livro Cem Anos dos Comunistas no Movimento Sindical foi escrito sob a demanda da Secretaria Sindical Nacional do PCdoB para celebrar o centenário de atuação dos comunistas entre os trabalhadores.
A obra traça uma visão panorâmica da atuação do Partido Comunista do Brasil desde os primórdios do sindicalismo no País, e seus embates com as concepções anarcossindicalistas, até os dias atuais. Realizamos um esforço de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com dirigentes sindicais e estudiosos do sindicalismo, o que não exime o livro de eventuais abordagens incompletas; no entanto, é um ponto de partida para recuperar e sintetizar a atuação dos comunistas no movimento sindical nesses cem anos.
Nesse século de atuação militante e combativa, os comunistas jamais abdicaram de lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, da democracia, da soberania nacional e do desenvolvimento do Brasil; e sempre mantiveram de pé a bandeira do socialismo como alternativa de fundo para os impasses do País.
Ao lado das grandes contribuições dos comunistas sindicalistas ao avanço civilizacional do País, com inegável saldo positivo, o balanço também aponta limitações, insuficiências e erros de posicionamento ou inadequada avaliação da conjuntura e de correlação de forças em determinados períodos históricos.
Cem Anos dos Comunistas no Movimento Sindical mostra a estreita ligação do movimento sindical liderado pelos comunistas com o crescimento e amadurecimento do Partido. Em certos períodos de sua história, a relação entre Partido e sindicatos foi quase simbiótica. Fruto da experiência e do desenvolvimento teórico, os comunistas defendem o fortalecimento das entidades sindicais e respeitam sua autonomia e seu caráter unitário e democrático.
Esperamos que este livro contribua para a preservação da história dos comunistas e para a construção dos anos vindouros; para promover e atualizar a teoria revolucionária; garantir a orientação política correta; perseverar na ação política de massas, com forte ligação com os trabalhadores e o povo; aprofundar e atualizar os conhecimentos sobre a realidade do Brasil e do mundo; e para que o Partido esteja sempre atento às profundas mudanças que ocorrem na organização e gestão do trabalho, aos avanços das formas de comunicação e às grandes batalhas de ideias.

História / Política

Edições (1)

ver mais
Cem anos dos comunistas no movimento sindical

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

gablues
cadastrou em:
25/06/2022 09:11:31
gablues
editou em:
25/06/2022 09:13:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR