Cidade de Deus

Cidade de Deus Paulo Lins


Compartilhe


Cidade de Deus





Inaugurado em 1966, o conjunto habitacional Cidade de Deus se tornou uma das maiores e mais violentas favelas do Rio de Janeiro. Neste seu romance de estréia, Paulo Lins faz um painel das transformações sociais pelas quais a favela passou: da pequena criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas dos tempos atuais. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo ´neofavela´, em oposição à favela antiga, aquela das rodas de samba e as malandragens românticas. O livro se baseia em fatos reais. Grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletado durante oito anos de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro.

´Cidade de Deus´ foi saudado como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea. O romance deu origem ao filme ´Cidade de Deus´.

Crime / Não-ficção / Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Cidade de Deus
Cidade de Deus
Cidade de Deus
Cidade de Deus

Similares

(7) ver mais
N/A
Os Ricos Também Morrem
Capão Pecado
Desde que o samba é samba

Resenhas para Cidade de Deus (28)

ver mais
Detalhes e mais vidas.
on 2/5/09


Diferente do filme, Paulo Lins consegue dirigir nosso "cenário imaginário" para uma CDD mais pobre e humilde que violenta. Entre pipas, lavadeiras, botecos, o livro tras o épico para o concreto e não o contrário. Fora isso, muitos, mas muitos mais personagens aparecem no livro, passageiros e pouco aprofundadas, porém honestos. Beijos e inté! ... leia mais

Vídeos Cidade de Deus (1)

ver mais
[RESENHA] Cidade de Deus

[RESENHA] Cidade de Deus


Estatísticas

Desejam247
Trocam33
Avaliações 4.1 / 1.147
5
ranking 41
41%
4
ranking 36
36%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

41%

59%

PaulinhoBasalces
cadastrou em:
05/01/2009 22:33:17