CIENCIA HINDU YOGUE DA RESPIRACAO

CIENCIA HINDU YOGUE DA RESPIRACAO William Walker Atkinson


Compartilhe


CIENCIA HINDU YOGUE DA RESPIRACAO





Respirar é a mais importante função do nosso organismo. A nossa vida na terra começa por uma profunda inspiração, um longo vagido, e eis que nossos pulmões começam a extrair do ar ambiente os elementos vitais para a nossa existência.



Há milênios que os sábios do Oriente, principalmente do Egito e da Índia, dedicaram cuidadosos estudos à respiração e aos seus efeitos em nosso organismo. Basearam-se no ritmo e em seus diversos tipos, tais como respiração alta, respiração baixa, respiração média e respiração completa, segundo é aplicada à região superior dos pulmões, à região inferior e à região média. A respiração completa é aquela que inclui os três tipos mencionados.



Os egípcios possuíam o Livro das Respirações, o qual constituía um verdadeiro tratado de arte de respirar.



A velha civilização chinesa lançava mão de certos exercícios respiratórios, para lograr a cura de várias moléstias.



Esse processo foi adotado pelo antigos médicos da Grécia e de Roma, tanto assim que Celso, Galiano e outros médicos aconselhavam exercícios de respiração profunda, diários, como preservadores da saúde e preventivos contra muitas moléstias.



Tendo observado que o canto provoca um movimento pulmonar de respiração profunda, Plutarco e Célio Aurélio, o recomendavam para a cura de resfriados, dores de cabeça etc.



Ora, vivendo graças ao ar que respiramos, os antigos já consideravam esse precioso elemento através de um ditado: Aer pabulum vitae.



No dizer de Ernest Bosc, é curioso notarmos que o homem se preocupa em manter arejada a sua habitação, mas não cuida de arejar devidamente os seus pulmões...



A respeito dizia a Marquesa de Ciccolini que o exercício de respiração ativa e profunda é o ponto de apaoio da ginástica pulmonar e que possui o dom de transformar os mais débis em pessoas robustas e sadias; ela é a tábua de salvação do organismo humano, que se encontra enfraquecido, debilitado ou anêmico.



Pelo que precede, bem podemos avaliar a importância da respiração, atualmente tão relegada a segundo plano das nossas ocupações diárias, precisamente agora, que a vida agitada das grandes cidades em que vivemos ou pelas quais passamos exige, de todos, pulmões fortes para defenderem nossa saúde.

O presente livro de Yogue Ramacháraca oferece exercícios fáceis e metódicos, que animam aprosseguir, pois os seus benéficos efeitos se apresentam desde logo.

Edições (1)

ver mais
CIENCIA HINDU YOGUE DA RESPIRACAO

Similares

(3) ver mais
Curso Adiantado de Filosofia Yogue
14 Lições de Filosofia Yogue
Raja Yoga

Resenhas para CIENCIA HINDU YOGUE DA RESPIRACAO (2)

ver mais
técnicas de respiração
on 5/3/12


Até para quem gosta de yoga, o livro é entediante.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 3.8 / 22
5
ranking 45
45%
4
ranking 9
9%
3
ranking 36
36%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Débora
cadastrou em:
05/02/2010 00:40:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR