Ciência Nova

Ciência Nova Dirceu Villa


Compartilhe


Ciência Nova





ciência nova, sétimo livro de poemas de Dirceu Villa, sai neste ano determinante de 2022. Diante de um tempo que "tem dentes e fúria”, de uma época em que solução significa violência e banalidade é linguagem corriqueira, o poeta veste seu escafandro imergindo-se nas águas trevas do mundo, firme e compacto dentro de sua couraça, perceptivo e frágil em seu íntimo.
Desse pélago escuro surgem visões ásperas e cortantes, vislumbres de paisagens férteis, que pertencem a uma ancestralidade já desconhecida. Tomam forma poemas políticos de terror e revolta, mas também versos de amor e peregrinação. Profundamente brasileiro e, ao mesmo tempo, marcadamente cosmopolita, ciência nova estabelece um diálogo entre diversas temporalidades e espacialidades, falando de ciclos incessantes, escandidos por morte e destruição, mas também pela vida que nasce e se metamorfoseia. A partir da estrutura fechada do quarteto — predominante no livro —, o poeta nos ensina a liberdade de um verso vigoroso, do ritmo tensiona do entre fluxo e ruptura, que explora suas possibilidades sem perder o equilíbrio.
Com seus poemas, o poeta nos convida a perscrutar o mundo a partir da linguagem: poesia e arte modificam o real; nos convoca à beleza e ao espanto, grito e silêncio nesta “terra cambiante".

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Ciência Nova

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

rafae]b]montenegro]f]
cadastrou em:
13/02/2023 19:29:06
rafae]b]montenegro]f]
editou em:
13/02/2023 19:29:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR