Cinema e História

Cinema e História Marc Ferro


Compartilhe


Cinema e História





Neste livro que é uma das obras inaugurais do campo de estudos da inter-relação entre o cinema e a História, Marc Ferro contrapõe os dois discursos de maneira a mostrar não apenas como um interfere no outro, mas também quais são os questionamentos que devem ser feitos a partir dessas interferências. Por meio de filmes como O encouraçado Potemkin, O judeu Süss, A grande ilusão, M., o vampiro de Dusseldorf, O terceiro homem, entre outros, o autor analisa os processos de produção dos filmes e as influências políticas e sociais que eles acarretaram.

MARC FERRO REVOLUCIONA ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS DO SÉCULO XX
Neste livro que é uma das obras inaugurais do campo de estudos da inter-relação entre o cinema e da História, Marc Ferro contrapõe os dois discursos de maneira a mostrar não apenas como um interfere no outro, mas também quais são os questionamentos que devem ser feitos a partir dessas interferências. Dentre as reflexões que Ferro levanta está a dúvida se o cinema modifica ou não a nossa visão de História. Para ele, em contraponto com a História oficial, o filme se torna uma agente da história pelo fato de contribuir para uma conscientização.
Muitas vezes as imagens de determinados personagens da história, como Joana D´Arc, por exemplo, que predominam no imaginário das pessoas são as impressas em filmes e não a que historiadores construíram. Isso porque, diferentemente de uma obra histórica que se atualiza ou recua de acordo com novas pesquisas, a obra de arte, no caso o filme, é imutável e se perpetua na memória.
Ferro argumenta que a ficção cinematográfica não faz uso de um só discurso histórico – a História-memória, a História geral ou a História experimental –, mas escolhe as informações que parecem mais significativas no momento em que a obra é realizada. O cinema pode reproduzir o passado, mas é o presente que está no comando. O livro é dividido em 5 partes cujos títulos expressam claramente os pontos de vistas investigados por Ferro:
Primeira parte: O filme, documento histórico;
Segunda parte: O cinema, agente da História;
Terceira Parte: Os modos de ação da linguagem cinematográfica;
Quarta parte: Sociedade que produz, sociedade que recebe;
Quinta parte: A história no Cinema.
Atendo-se principalmente ao século XX, o autor investiga quais eram as motivações da indústria cinematográfica soviética e americana para a produção de filmes. Como exemplo, o autor cita as duas grandes guerras, que teriam influenciado o cinema como instrumento de propaganda política. Além disso, Ferro explica as técnicas cinematográficas utilizadas nessa época e a maneira como elas podem expor e afirmar determinado ponto de vista implicitamente. Trata o filme como documento histórico e agente da História, numa sociedade que a recebe e também a produz. Filmes clássicos são analisados e discutidos ao longo do livro, alguns com destaque, como O encouraçado Potemkin, por conta da questão ficcional como modo de investigação histórica, e O Judeu Süss, por seu antissemitismo latente. Esta é uma nova edição do clássico de Marc Ferro. Foi revista e ampliada pelo autor em 1994 e até o momento encontrava-se inédita entre os leitores brasileiros. Ilustrado, o livro apresenta imagens dos filmes analisados no livro, como Alexandre Nevski, O grande ditador, A última gargalhada, e muitos outros que marcaram o século XX.
“Marc Ferro (...) concentra a maior parte dos seus esforços na noção de que os filmes (mas não necessariamente os filmes históricos) são um artefato cultural, artefato esse que não apenas é muito revelador do período em que foi realizado, mas que, nos melhores casos, fornece o que ele chama de uma ‘contra-análise’ da sociedade.”
Robert A. Rosenstone, autor de A história nos filmes / Os filmes na história
“O problema consiste em se perguntar se o cinema e a televisão modificam, ou não, nossa visão da História, entendendo-se que o objeto da História não é apenas o conhecimento dos fenômenos passados, mas igualmente a análise dos elos que unem o passado ao presente, a busca de continuidades, de rupturas.”
Marc Ferro

Edições (2)

ver mais
Cinema e História
Cinema e História

Similares

(34) ver mais
Cinema-História
O PRINCIPE DO EGITO
passado imperfeito: a história no cinema
A Idade Média no Cinema

Resenhas para Cinema e História (0)

ver mais
on 11/4/22


Indispensável para todo/a cinéfilo que queira se aprofundar no cinema do século XX. Para os historiadores, um prato recheado de ensinamentos sobre a utilização do cinema como fonte para à História.... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam1
Avaliações 4.2 / 69
5
ranking 39
39%
4
ranking 48
48%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

39%

61%

DOUG
cadastrou em:
13/08/2010 17:18:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR