Civilização

Civilização Niall Ferguson


Compartilhe


Civilização





Em 1411, se você desse uma volta ao redor do mundo, ficaria impressionado com as civilizações do Oriente. A China da dinastia Ming estava em pleno desenvolvimento.
No Oriente Médio, os otomanos estavam se aproximando de Constantinopla, que seria tomada em 1453. Já a Europa Ocidental era composta de Estados miseráveis (como Inglaterra, França, Portugal), assolados pela peste, por péssimas condições sanitárias e por guerras intermináveis. Quanto à América do Norte, era uma selvageria anárquica em comparação com os reinos astecas, maias e incas nas Américas Central e do Sul. Quando você terminasse sua volta ao mundo, a noção de que o Ocidente dominaria o restante pareceria bem fantasiosa. No entanto, foi exatamente isso o que aconteceu. O que fez que a civilização europeia sobrepujasse os impérios do Oriente?
Segundo o historiador Niall Ferguson, tudo se deve a seis incríveis “aplicativos” que o Ocidente desenvolveu e que ninguém mais tinha: a competição, a ciência, o direito de propriedade, a medicina, o consumo e a ética do trabalho, e cada um desses “aplicativos” são abordados nesta obra. Por fim, o autor se pergunta se o Ocidente continua tendo condições de dominar o mundo hoje da mesma forma que sempre fez – ou se, na verdade, estaria indo rumo à decadência e à queda. Em Civilização, Niall Ferguson nos traz a narrativa definitiva da história do mundo moderno.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Civilização

Similares

(17) ver mais
Império
A Ascensão do Dinheiro
Civilização - Ocidente x Oriente
O Horror da Guerra

Resenhas para Civilização (1)

ver mais
Um dos melhores livros sobre História- parte 2

Pra quem gosta de História é um prato cheio. Muito bem escrito. Niall Ferguson dá um show. Ao expor seu ponto de vista sobre o porquê da supremacia do mundo ocidental sobre o Oriente nos últimos 500 anos ele repassa eventos históricos e obras de diversos autores desde a Antiguidade. Apesar de ser um historiador acadêmico, o autor escreve de maneira simples para nós, leigos, podermos absorver a ideia do que ele pretende dizer. É claro que ter conhecimento prévio (ao menos superficial) ... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.3 / 48
5
ranking 58
58%
4
ranking 33
33%
3
ranking 4
4%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

68%

32%

João gregorio
cadastrou em:
19/01/2017 17:26:32
Mariana
editou em:
19/08/2017 01:18:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR