Clarice,

Clarice, Benjamin Moser


Compartilhe


Clarice,


uma biografia




Escrita pelo norte-americano Benjamin Moser, a obra foi resenhada com amplo destaque no Brasil e no exterior, tendo sido eleito um dos melhores lançamentos do ano pelo New York Times. Na biografia, Moser revela, pela primeira vez, aspectos fundamentais na trajetória da escritora.
A biografia confirmou Clarice Lispector no cenário internacional como uma grande autora do século XX, comparada a James Joyce, Jorge Luis Borges, Virginia Woolf e Kafka.
Benjamin Moser soube encadear numa narrativa envolvente trechos de textos de Clarice, de seus contemporâneos, depoimentos e documentos inéditos. Postas lado a lado, duas citações já conhecidas muitas vezes ganham um novo e inesperado sentido. Revelam-se, assim, aspectos desconhecidos da vida da escritora. A cada capítulo o narrador se volta para o livro que Clarice estava escrevendo ou publicando naquele momento, o que faz da biografia também um guia de leitura, uma porta de entrada para o universo clariciano.
A tarefa que Benjamin Moser impôs a si mesmo foi a de humanizar o monstro sagrado. Assim, atitudes que muitas vezes poderiam soar como excentricidade de artista se explicam, nas palavras de Moser, pelas situações que ela viveu não como um mito, mas como pessoa, mulher, mãe, dona de casa ou escritora, num país ainda machista, pouco afeito à leitura e instável politicamente.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (5)

ver mais
Clarice,
Clarice,
Clarice,
Clarice,

Similares

(8) ver mais
Caixa Gertrude Stein, Volume 2
O Brasil em Uníssono
Clarice
Clarice: Uma vida que se conta

Resenhas para Clarice, (75)

ver mais
DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Biografia e/ou Memórias / Mês: Fevereiro (Livro 1)
on 30/1/11


Esse livro é simplesmente perfeito. E eu gostaria muito de conseguir escrever uma resenha à altura dessa biografia tão maravilhosamente escrita por Benjamin Moser. Algo assim bem profissional, literário e especial. Mas me é completamente impossível não ser passional ao falar de Clarice e dessa biografia. Eu era fã de Clarice até ler esse livro. Agora eu sou algo acima disso, se é que existe! Benjamin Moser, um norte-americano que publicou essa biografia com o nome de "Clarice vírgula... leia mais

Estatísticas

Desejam557
Trocam3
Avaliações 4.6 / 1.096
5
ranking 72
72%
4
ranking 21
21%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Evi
cadastrou em:
09/05/2011 19:01:21
Camila Tapia
editou em:
04/08/2018 20:28:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR