Coisas de loucos

Coisas de loucos Catarina Gomes


Compartilhe


Coisas de loucos


O que eles deixaram no manicómio




UM LIVRO QUE RESGATA DO ESQUECIMENTO A VIDA DOS DOENTES DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ABANDONADO.

Coisas de loucos teve origem na descoberta acidental de uma caixa de cartão empoeirada, cheia de objectos de antigos doentes do primeiro hospital psiquiátrico português, o Miguel Bombarda.

Catarina Gomes inicia então uma série de investigações para descobrir que vidas tiveram os donos desses objectos esquecidos no sótão do antigo «Rilhafoles». Nascidos entre o final do século XIX e o começo do século XX, estes «loucos» viram‑se subitamente isolados do mundo, numa época em que os psicofármacos estavam fora do horizonte e o fechamento dos doentes mentais era quase a única solução.

Mas antes de serem forçadas ao confinamento estas pessoas tiveram família, amores, trabalho, tiveram planos de futuro. São algumas destas vidas que Catarina Gomes aqui resgata do esquecimento.

«Catarina nunca se sobrepõe às pessoas de quem fala, não se precipita, não escreve com ideias feitas sobre um dado tema. Os loucos do seu livro são pessoas de carne e osso, e Catarina não os trata nem como fantasmas nem como semblantes desfocados em daguerreótipos. Catarina Gomes recusa a condescendência, não escreve como quem desvenda, como quem está segura, como quem tem saúde. Fala dos outros como quem desce uma escada íngreme, ciente de que pode cair. Li Coisas de loucos como se lesse um romance, cheio de histórias e mistérios, pessoas vivas, meus irmãos, perdidos no tempo.»
Djaimilia Pereira de Almeida, do Prefácio

Prémio de Jornalismo da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental
Grande Prémio Jornalismo em Saúde – APIFARMA/Clube de Jornalistas

Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Coisas de loucos

Similares

(1) ver mais
O Retorno

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

12%

88%

Valtemario
cadastrou em:
01/08/2020 08:58:37
Jenifer
editou em:
16/09/2021 22:34:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR