Colectânea Escritas no Feminino

Colectânea Escritas no Feminino Aldazisa Zinga...


Compartilhe


Colectânea Escritas no Feminino





"A Caneta de Estilo é uma editora portuguesa que trabalha, sobretudo, com autores de países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), tendo, actualmente, maior expressão em Angola e Brasil. Há uma década que laboramos com autores, de uma forma extremamente personalizada, na revisão, melhoramento, edição e divulgação dos seus trabalhos e livros.
Contudo, o que tem agora em mãos é a primeira iniciativa editorial de uma obra colectiva, cujo embrião remonta ao início de 2022, e que tem como protagonistas 22 participantes oriundas de “três cantos do mundo”.
Foi no supra referido contexto lusófono e na sequência de trabalhos alusivos ao Dia da Mulher — 8 de Maio — que a Colectânea Escritas no Feminino se foi desenhando, desde Fevereiro do presente ano, e, também, através de conversas mantidas com autoras de Angola, Brasil e Portugal acerca da forma como, através da escrita, se evidenciam denominadores comuns em pessoas (neste caso concreto, mulheres) com diferentes vivências e interesses, em distintos continentes, mas com um passado que se toca em muitos pontos.
Os objectivos que estiveram na sua génese foram vários: uns mais gerais, como estimular a escrita e a leitura, promover a criatividade e a imaginação, divulgar o trabalho de autoras com obra publicada e dar oportunidade a outras que, por razões de vária ordem, não tiveram ainda possibilidade de ver os seus textos editados; outros um pouco mais ambiciosos, nomeadamente, dar a conhecer os textos no círculo da CPLP, criar laços entre as pessoas e os países e promover futuros trabalhos colectivos e, quiçá, encontros literários ou outros.
Com excepção para o texto científico cujo pragmatismo e objectividade não caberiam numa obra desta índole, optámos por não impor espartilhos (de forma e conteúdo), a fim de não restringir e limitar a criatividade das participantes.
O que se pretendia era reunir um universo de textos em que o toque feminino como a sua essência, seja da mãe, amiga, amante, filha, profissional, estivesse bem patente. Por isso, nesta obra terá um pouco de tudo.
Foi uma verdadeira aventura, centenas de mensagens e emails, dezenas de textos e muitos meses de ininterrupto trabalho. As participações superaram as expectativas. Acorreram participantes oriundas de todos os países que compõem a CPLP, desde autoras conhecidas com extenso e louvável currículo, a outras de “primeira viagem”. E assim, dia após dia, foi crescendo e tomando forma este trabalho, com poemas, contos e textos de auto-ajuda.
Depois de concluído todo o processo de selecção, compilação, revisão, paginação e formatação, e já com a capa previamente definida, não nos pareceu que esta estivesse ao nível do conteúdo, pelo que decidimos investir numa mais artística, pois as nossas autoras assim o mereciam. Nesse sentido, entrámos em contacto com o Flávio Wetten — um jovem e talentoso ilustrador brasileiro, cuja obra circula pelo mundo, e, apesar da escassez de tempo, a resposta foi pronta e o resultado (que muito nos orgulha) está à vista para todos poderem apreciar.
Volvidos estes meses, passada a magna azáfama, além da obra, o que fica? Uma inolvidável e muito, muito, muito (não foi engano, a repetição é mesmo intencional) positiva e enriquecedora experiência, que nos mostra como, de facto, todos fazemos parte de uma sociedade global e que conseguimos chegar tão longe quanto os nossos sonhos nos conseguem levar. Criámos laços, trocámos experiências, fizemos amizades, partilhámos aspirações e delineámos projectos.
Um outro aspecto gratificante, até algo emocionante, foi assistir, através das publicações que a Caneta de Estilo ia fazendo nas Redes Sociais (Instagram e Facebook), à cumplicidade, união, empatia e partilha entre as participantes (bem como entre seguidores e amigos de cada uma delas). Também dessa forma percebemos que os objectivos ligados à divulgação e união se estão a cumprir, e desejamos que, a seu tempo, os restantes se vão realizando.

Fechamos com as palavras de Fernando Pessoa: Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

Fernanda Carrilho"

Contos / Ficção / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Colectânea Escritas no Feminino

Similares


Resenhas para Colectânea Escritas no Feminino (0)

ver mais
on 20/11/22


Li o livro rápido, pense em poesias, textos maravilhosos, aprendi muito com cada escrita dessas mulheres incríveis que relataram sobre um pouco do que viveram. Super indico gente, vamos compartilhar essa leitura.??... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Rebeca1267
cadastrou em:
18/11/2022 21:16:31
Rebeca1267
editou em:
18/11/2022 21:23:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR