Com Todas as Letras

Com Todas as Letras Maurício Lara


Compartilhe


Com Todas as Letras





Há séculos a medicina dedica grande parte de seus esforços para tratar doenças. Novas drogas revolucionárias e técnicas cirúrgicas desenvolvidas foram inventadas. Hoje em dia o doente tem meios de se tratar e sua qualidade de vida melhorou. Contudo, ficou claro também que a prevenção ainda é um dos métodos mais eficazes no combate de doenças graves, como o câncer. Detectado na fase inicial, o câncer de próstata tem possibilidade de cura de mais de 90%. Mas o assunto ainda é tabu para muitos homens e este preconceito pode ter conseqüências gravíssimas.

Um câncer é um câncer. E só quem passou pela doença sabe a dimensão exata de seus efeitos. Jornalista e professor, Maurício Lara descobriu que estava com câncer de próstata em fevereiro de 2004. Um mês depois já tinha feito a cirurgia para a retirada do tumor. A operação foi bem-sucedida, mas Lara percebeu que as cicatrizes ficaram para além das marcas no abdômen. Foi quando decidiu transformar o diário que vinha escrevendo em um livro: COM TODAS AS LETRAS. Dono de uma escrita luminosa e otimista, Lara esclarece dúvidas e derruba os preconceitos ligados à doença.

Ao longo do relato, o jornalista lida com os dois lados da mesma moeda: narra sua própria experiência e mostra como a sociedade convive com a doença. Valendo-se do resultado das discussões em grupos de pesquisa qualitativa sobre o tema e de entrevistas com profissionais que lidam com a doença, usa a terceira pessoa na parte que desnuda o estigma e o imaginário da sociedade na relação com o câncer. São muitas as faces do medo, da dor e da esperança no cotidiano das famílias, ricas e pobres, ignorantes ou letradas, atingidas pelo mal.

Maurício Lara pesquisou a fundo o câncer, entrevistou cidadãos comuns, profissionais da área e acompanhou a saga de um personagem que aguardou um ano na fila do SUS para descobrir que a suspeita de câncer que o martirizava era infundada. O resultado é um livro-reportagem que revela, sem drama, mas com sensibilidade, humor e coragem, a relação da sociedade brasileira com os tabus e estigmas que circundam a doença. Um livro sobre o câncer, do ponto de vista da vítima e do cidadão comum. Mas, sobretudo, um livro sobre a vida, COM TODAS AS LETRAS.


Edições (1)

ver mais
Com Todas as Letras

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

18%

82%

KatiaMaba
cadastrou em:
25/04/2009 14:16:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR