Comentário de Efésios

Comentário de Efésios Robert Govett


Compartilhe


Comentário de Efésios





Robert Govett (1813-1901) foi um erudito bíblico britânico e um pastor independente, denominacionalmente falando, em Norwich, Norfolk, Inglaterra.
Esse renomado mestre das Escrituras sagradas entendia que elas deviam ser constantemente examinadas e estudadas, e, quando houvesse nova luz, nossa responsabilidade seria “andar de acordo com o que alcançamos” (Filipenses 3.16).
Sua dedicação ao estudo das Escrituras e seu desejo de conhecer e servir a Deus integralmente foram tão completos que ele decidiu não se casar; e assim viveu até que o Senhor, a quem ele se devotou com tanto amor, o levou para a Sua casa.
Ele exerceu um ministério grandemente reconhecido, na segunda metade do século XIX, e foi sucedido em seu pastorado na Surrey Chapel, em Norwich, por D. M. Panton. Alguns nomes conhecidos como Evan Hopkins e Margaret Barber também estavam entre os que frequentaram essa congregação durante o pastorado de Govett.
Govett parece ter sido realmente o “cabeça de escola”, quando se trata de questões como o arrebatamento parcial dos santos antes da grande tribulação e o tribunal de Cristo com suas implicações relativas ao reino milenar e à herança, ou galardão, que seria o prêmio dado aos santos que forem fiéis em viver uma vida agradável a Deus e um serviço que honre o nome do Senhor. Estes aspectos são os mais relevantes em seus escritos.
Neste notável Comentário de Efésios, os traços de originalidade, dedução lógica, revelação e percepção espiritual aguçada são claramente observados em sua exposição.
O capítulo 3, que trata da mensagem central da epístola, é de especial importância no desvendar do “mistério oculto dos séculos e das gerações”, ou, como Paulo o denomina em Romanos, “o mistério guardado em silêncio nos tempos eternos” (Romanos 16.25).
Ali, Govett expõe o que ele chama de “riquezas não rastreáveis de Cristo” e a “economia do mistério” em dois aspectos (um deles relacionado à terra e o outro relacionado ao céu), como sendo um “grande sistema planejado por Deus”, sendo Paulo o vaso especialmente escolhido para expô-lo!
Ao expor a segunda oração de Paulo nesta carta (3.14-21), Govett a chama de “a porção mais difícil desta profunda epístola”, e ele o faz como tendo o motivo de destacar “a igreja de Cristo como a herança eterna de Deus”.
Finalmente, a contribuição de Govett, especialmente ligada ao assunto do reino vindouro e à necessidade que os santos têm de serem transformados à imagem de Cristo, avançando em direção à maturidade espiritual, foi realmente singular, não apenas em seu tempo, mas estabeleceu uma base sólida que continua a impactar e instigar as almas dos redimidos do Cordeiro para que vivam uma vida santa e agradável a Deus, e para que juntos alcancem a estatura do varão perfeito.
Que nosso amado Deus, Aquele que é “o galardoador dos que o buscam”, possa em sua fidelidade e misericórdia usar esta obra, agora traduzida ao português, para o aperfeiçoamento dos santos a fim de que desempenhem o seu serviço para a edificação do corpo de Cristo.

Romeu Bornelli Cordeiro
São Lourenço – MG, novembro de 2022

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Comentário de Efésios

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Alexandre S.
cadastrou em:
20/12/2022 13:20:25
Alexandre S.
editou em:
20/12/2022 13:20:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR