Como os Irlandeses Salvaram a Civilização

Como os Irlandeses Salvaram a Civilização Thomas Cahill


Compartilhe


Como os Irlandeses Salvaram a Civilização


A heróica contribuição da Irlanda entre a queda de Roma e o surgimento da Europa Medieval




Thomas Cahill faz, neste livro, um fascinante e surpreendente relato de um episódio virtualmente ignorado nos anais da civilização ocidental. Entre a queda de Roma e a ascensão de Carlos Magno - período que ficou conhecido como a "Idade das Trevas" - o aprendizado, a erudição e a cultura simplesmente desapareceram do continente europeu. O grande legado da civilização ocidental teria sido inteiramente perdido não fosse a intervenção crucial dos monges da Irlanda.



A narrativa brilhante de Cahill detalha o papel fundamental dos irlandeses na preservação e transmissão da literatura clássica dos gregos e romanos. Enquanto o outrora vasto Império Romano se desintegrava em caos e ruína, durante o século V, o analfabetismo tornou-se padrão, as grandes bibliotecas continentais desapareceram e o saber erudito deixou de existir. Trabalhando nas margens da Europa, na Irlanda, "ilha dos santos e estudiosos", longe dos saques ocorridos no continente, os recém letrados escribas irlandeses começaram uma tarefa monumental: copiar cada pedaço da literatura ocidental que pudessem descobrir. Além de preservarem esta valiosa herança cultural, os monges irlandeses no exílio, inspirados por São Patrício, restabeleceram a leitura no continente, criando uma ponte crucial entre a Roma antiga e a Europa medieval. Os irlandeses, portanto, não apenas salvaram a civilização, mas se tornaram formadores da mentalidade medieval, colocando sua marca singular na cultura do Ocidente.



Num texto envolvente e poético, Thomas Cahill dá vida a uma história de 1.600 anos, trazendo-nos uma nova perspectiva da Civilização Ocidental.

História

Edições (1)

ver mais
Como os Irlandeses Salvaram a Civilização

Similares

(33) ver mais
Mysteries of the Middle Ages
Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental
Santo Atanásio - Contra os pagãos | A encarnação do Verbo | Apologia ao imperador Constâncio | Apologia de sua fuga | Vida e conduta de S. Antão
Irlanda Celta

Resenhas para Como os Irlandeses Salvaram a Civilização (2)

ver mais
Excelênte.
on 7/11/14


Leitura recomendável, outra parte rica e desconhecida da história.... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam1
Avaliações 3.9 / 32
5
ranking 34
34%
4
ranking 25
25%
3
ranking 38
38%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

63%

38%

girino
cadastrou em:
16/01/2009 10:04:07
dos Santos
editou em:
24/02/2015 04:07:43