Comuna de Paris

Comuna de Paris Silvio Costa


Compartilhe


Comuna de Paris


O proletariado toma o céu de assalto




O presente livro, tendo por objetivo contextualizar a primeira tentativa proletária de organização de um novo tipo de poder político, foi organizado em duas partes. Na primeira, dividida em cinco capítulos, procuramos caracterizar, em linhas gerais, o II Império Napoleônico - forma assumida pela contrarrevolução aristocrático-burguesa frente ao surgimento do proletariado como força política independente.

Na segunda parte, que conta com oito capítulos, abordamos o surgimento das condições mais imediatas que levaram à instauração do poder proletário em Paris. Esse processo tem início em agosto de 1870, quando a França napoleônica declara guerra e é derrotada pela Prússia, fato que provoca, a 4 de setembro do mesmo ano, a queda do II Império e a formação de um governo provisório. Tem início, dessa forma, a III República. A 8 de fevereiro de 1871, em plena guerra e após o armistício com as tropas prussianas que ocupavam parte da França, têm lugar as eleições para a Assembléia Nacional. Estas são realizadas em condições extremamente adversas às forças democráticas, e garantem a vitória das facções conservadoras - principalmente monarquistas - que escolhem Thiers como chefe do governo.

Edições (2)

ver mais
Comuna de Paris
Comuna de Paris

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

70%

30%

Thiago Burigato
cadastrou em:
09/12/2012 11:28:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR