Comunicação na Grécia Antiga

Comunicação na Grécia Antiga Roberto C. G. Castro


Compartilhe


Comunicação na Grécia Antiga


Reflexões para a mídia do século 21




O orador precisa encantar o público com um discurso formalmente impecável, dizia Górgias. Platão insistia na dialética - para ele, a verdadeira retórica -, em que o diálogo é a base para o conhecimento da realidade. Aristóteles chamava a atenção para a interferência dos sentimentos humanos na recepção das mensagens. Isócrates propunha usar a retórica para transmitir cultura e educação, e assim formar o caráter do cidadão. Demóstenes se preocupava em conscientizar os ouvintes sobre seus deveres para com a preservação de Atenas.
Esses são alguns exemplos das concepções sobre retórica elaboradas por grandes pensadores gregos. Eles também falaram sobre a estrutura psicológica dos ouvintes, o tipo de discurso pronunciado e as intenções e o caráter do orador, entre outros temas.
Tudo isso pode ser usado para refletir sobre a comunicação no século 21 - os meios usados, a mensagem emitida e o público a que se destina. E, dessa forma, contribuir para suprir uma urgente necessidade do Brasil atual: ter uma comunicação de alta qualidade, que realmente promova o desenvolvimento do país.

Edições (1)

ver mais
Comunicação na Grécia Antiga

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.7 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 33
33%

38%

63%

Adê
cadastrou em:
12/06/2013 19:51:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR