Este é um livro que consegue uma rara combinação de questões teóricas aplicadas na discussão da Comunicação e de seu papel em nosso contexto. Reunindo alguns autores mais representativos deste campo entre nós, possibilita o debate, em uma perspectiva interdisciplinar, acerca da Teoria da Comunicação e de alguns de seus conceitos-chave como representação, cultura e estética, mostrando os vários caminhos que essa discussão percorre hoje. Ao mesmo tempo, revela como esses conceitos e esse debate têm uma importância fundamental na interpretação de alguns aspectos mais vitais da sociedade brasileira contemporânea como a cultura urbana, o consumo, o cinema, o futebol. Com isso temos uma contribuição inestimável para se pensar e repensar nossa realidade nacional através de alguns interlocutores privilegiados que são os pesquisadores, professores, jornalistas, cujos trabalhos temos em nossas mãos. Este livros coletivo teve como ponto de partida o seminário realizado na PUC-Rio em maio de 2003 sobre esta temática, marcando a abertura do curso de pós-graduação em Comunicação Social de nosso Departamento de Comunicação Social. Reflete assim a própria concepção do curso, bem como suas preocupações essenciais como o diálogo interdisciplinar, com o pensamento crítico, com a produção cultural, com a identidade nacional. São questões urgentes, que interessam a todos nós e que ganham uma novo dimensão a partir deste debate.
Comunicação / Marketing e Publicidade