Confissões de Agostinho

Confissões de Agostinho Johannes Brachtendorf


Compartilhe


Confissões de Agostinho





Confissões de Agostinho é uma das obras mais lidas da literatura universal. Durante a vida de seu autor, o livro já era um sucesso de público até hoje encontra leitores que podem extrair dele estímulo para compreender a existência humana. Poucos testemunhos da cultura ocidental tiveram semelhantes efeitos para além dos tempos e ligaram as épocas umas às outras.

Um grande número de filósofos, teólogos, filólogos, e historiadores há séculos tem tentado interpretar confissões. Quase nenhum trabalho monográfico se dedicou, porém , às Confissões como um todo. O presente tratado preenche essa lacuna, desenvolvendo uma perspectiva que põe no campo de visão os temas mais importantes de Confissões e também torna visível a coesão do todo. Para o autor, a coesão do livro baseia-se no tema da felicidade do ser humano. A partir de questões obre uma vida dotada de sentido em que consiste esse felicidade? Qual é o sumo bem que o homem deve possuir para ser feliz? O que o homem deve fazer para obter esse bem? -, Agostinho passa de maneira lógica a problema antropológico e metafísico fundamentais: Qual é a condito humano em virtude da qual uma busca pela felicidade é necessária? Como o ser homem caiu em seu atual estado de infelicidade? Que impulso o faz empenhar-se pela felicidade antes de qualquer outra coisa? Até que ponto as condições da existência atual permitem uma vida feliz? Que forma de existência corresponde à vida plena?

Trata-se da própria biografia de Agostinho, para dar ao leitor o exemplo de um homem que estava inicialmente enredado na infelicidade, mas depois, por uma terapia bem-sucedida, se desfez de seus vícios e, por fim, voltou-se para uma orientação por Deus como sumo bem e perfeição na eternidade. Interpretado o exemplo de sua própria vida, Agostinho faz reflexões sempre mais profundas e abrangentes, que investigam as condições da natureza humanas em geral e levam em conta a origem da vida, como também sua perfeição.

Edições (2)

ver mais
Confissões de Agostinho
Confissões de Agostinho

Similares

(1) ver mais
Agustín

Resenhas para Confissões de Agostinho (1)

ver mais
Ótimo comentário!
on 13/1/24


Para quem deseja compreender melhor e se aprofundar na maravilhosa obra de Agostinho, Confissões, este livro é indispensável! O autor mostra não apenas excelente conhecimento do corpus agostiniano, mas sabe relacioná-lo a outros filósofos e aos temas modernos e contemporâneos mais diversos da filosofia. Recomendo entusiasticamente a leitura deste livro. ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.0 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 60
60%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Rodney Eloy
cadastrou em:
30/11/2010 16:40:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR