Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente

Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente Dayse Rodrigues dos Santos...


Compartilhe


Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente





O e-book Conquistas, Reflexões e Desafios na Formação Continuada Docente nasceu do anseio
das professoras Dayse Rodrigues dos Santos e Nila Luciana Vilhena Madureira em divulgar
seus estudos e ao mesmo tempo manter uma interlocução teórica e prática com diversos
autores e estudiosos da área de Formação de Professores. Este e-book subdivide-se em 10
capítulos dos quais abordam:
O primeiro capítulo A formação docente nos países da América Latina: reflexões para uma
formação na perspectiva descolonial, de Tatiane Peres Zawaski e Gilberto Ferreira da Silva, aborda
a formação de professores, tomando por referência o debate produzido por pesquisadores
da América Latina na perspectiva da descolonialidade.
O segundo capítulo sobre Formação continuada de professores e desenvolvimento humano:
perspectivas a partir de um debate teórico, de Fábio Brazier e Olavo Pereira Soares, apresenta uma
reflexão teórica sobre as possibilidades de uma formação continuada que tenha no
desenvolvimento humano dos professores seu objetivo principal.
O terceiro capítulo, de Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Rayana Silveira
Souza Longhin Lourenço Flávia Graziela Moreira Passalacqua, A receptividade de professores
alfabetizadores às iniciativas de formação continuada: entre apropriações, desvios e reempregos objetiva
compreender a maneira como professores alfabetizadores se apropriam e partilham
conhecimentos adquiridos nas iniciativas de formação continuada em âmbito local e
nacional.
O quarto capítulo Práticas de oralidade em Língua Inglesa no Ensino Fundamental, a autora
Dayse Rodrigues dos Santos, relê a experiência do estágio supervisionado, do curso superior
em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas. No referido trabalho, ela resgata
aspectos do processo inicial de formação e como eles refletem ao longo da carreira docente.
O quinto capítulo sobre Grupo de estudos: uma modalidade de formação continuada de
professores no município de Colíder-MT, de Regina Uemoto Maciel Martins e Maria José Basso
Marques pretende analisar as repercussões da formação continuada a partir do “Grupo de
Estudos: Introdução à Linguística”, desenvolvido como curso de extensão do “Projeto
Leituras Urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no Norte do Mato
Grosso” – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – MT).
O sexto capítulo, dos autores Josiane Bertoldo Piovesan, Suzel Lima da Silva,
Francisco Nilton Gomes de Oliveira e Daniela Tonús, que aborda a Educação superior, tecnologias
educacionais e a formação continuada, propõe uma reflexão por meio das pesquisas na área da
formação continuada, evidenciando os estudos sobre o processo de formação continuada,
os atuais desafios e quais os anseios que a profissão docente abarca no contexto do ensino
superior.
O sétimo capítulo fala sobre a relevância da utilização da tecnologia assistiva para o
ensino de surdos e a importância da formação continuada de professores para a educação
desses sujeitos, na Formação continuada de professores, quanto da Tecnologia Assistiva na Educação de
Surdos, pelas autoras Queila Pahim da Silva, Núbia Flávia Oliveira Mendes e Sylvana Karla
da Silva de L. Santos.
No oitavo capítulo, as autoras Queila Pahim da Silva e Maria Cristina Mesquita da
Silva abordam sobre a Formação Continuada de Professores para a Educação de Surdos: Importância,
Avanços e Desafios a partir de uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações. O Referido trabalho discute a importância da formação continuada de professores para atuação na Educação
Bilíngue de Surdos no Brasil, tendo em vista a percepção da sociedade ouvinte sobre as
pessoas Surdas.
No nono capítulo, O Processo Reflexivo da Prática Docente: Um Olhar Sob a Luz da Reflexão,
as autoras Andréia Mores, Mariane Fruet de Mello, Maria Nelma Marques da Rocha e Paula
Bergozza investigam e evidenciam acerca da importância da reflexão na prática docente,
assim podendo desenvolver novas metodologias de ensino ou (re) adequá-las a partir de suas
experiências e reflexões.
No décimo capítulo a autora Nila Luciana Vilhena Madureira analisa A Formação
Continuada na Perspectiva dos Ciclos de Vidas dos Professores: o Programa ALFAMAT coordenado pela
SEMEC/Belém que objetivou investigar a relação do Ciclos de Vida de Professores e a
percepção dos docentes sobre a prática pedagógica.
Pretendemos, a partir dessa obra, contribuir com as pesquisas que abordem a
docência nas mais diversas dimensões, como por exemplo, o trabalho dos professores, a
prática pedagógica e a formação inicial e continuada dos mesmos, de modo que os resultados
das pesquisas aqui evidenciados possam servir como reflexão e intervenção sobre a atuação
de professores no Brasil.

Educação

Edições (1)

ver mais
Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Pantanal
cadastrou em:
28/12/2020 17:33:16
Pantanal
editou em:
28/12/2020 17:33:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR