Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente Volume II

Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente Volume II Dayse Rodrigues dos Santos...


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Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente Volume II (Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente #2)





O referido e-book “Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente volume
II” se trata de mais uma realização editorial, que tem por objetivo dispor aos profissionais que atuam
na área de ensino e da pesquisa em educação no Brasil, trabalhos que analisam o contexto da educação
brasileira. Ele é composto por sete capítulos envolvendo temas diversos sobre o debate atual da
formação de professores.
Portanto, da nossa parte, convidamos os professores leitores deste livro a refletirem, a agirem,
e a internalizarem o propósito de mudança como um compromisso, assumido sobre a natureza e o
conteúdo de sua profissão, quais seriam: remeter o planejamento do ensino, a organização dos
conteúdos, articulados ao contexto sócio- cultural dos alunos e as suas necessidades concretas, de modo
que tais medidas possam assegurar-lhes a apreensão do conhecimento científico, da arte, da filosofia, a
ampliação da capacidade de pensar, em que a escola, nesse sentido, possa contribuir nas lutas pela
eliminação da desigualdade social, formando uma sociedade mais justa, solidária e democrática.
Assim, reunimos oito investigações e reflexões a começar o capítulo I, intitulado Educação e
Internet: um estudo sobre o estado da arte (2007-2016), do autor Mauricio dos Reis Brasão, tem por objetivo
mapear as produções no período de 2007 a 2016, que compreende as políticas educacionais brasileiras
referentes à abordagem da Internet nas escolas. A partir das pesquisas realizadas o autor pontua os
desafios da democratização do acesso a internet nas escolas.
No capítulo II, cujo título é Memórias discentes sobre a avaliação da aprendizagem – Pressupostos à
formação continuada docente, escrito por Beatriz Maria Zoppo, Claudino Gilz, Ana Paula de Andrade Janz
Elias, tem por objetivo analisar um conjunto de memórias discentes que se encontram a cursar etapas
da Educação Básica ou que já a concluíram, os pressupostos correlatos à formação docente.
No capítulo III aborda o seguinte tema Gênero discursivo cartão-postal digital: uma proposta de
aplicação no ensino de Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos, das autoras Patrícia Maria da Silva,
Viviane Cristina de Alencar Tomé e Anair Valênia, traz a experiência reflexiva do uso do gênero cartãopostal digital em turma de jovens e adultos em Goiás.
No capítulo IV, que aborda o tema O Pnaic no Campo das Políticas de Formação Continuada do
Professorado Campesino: estrutura, enfoques e impactos na Amazônia Bragantina, elaborado pelos autores
Daniel Rodrigues Corrêa e Waldir Ferreira de Abreu, pretende problematizar as questões que envolvem
a política de educação no campo.
No capítulo V intitulado Análise dos repositórios Educacionais Brasileiros para a Educação Básica, dos
autores Maria Cristina Mesquita da Silva e Queila Pahim da Silva tem por objetivo identificar quais
foram e são os principais repositórios educacionais brasileiros criados pelo MEC/BRASIL, em especial
para a educação básica. Os autores identificaram as bases ativas e os documentos e serviços disponíveis
em cada uma delas para auxílio do professor.
No capítulo VI, cujo tema é sobre o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas
Públicas: formação continuada docente, dos autores Dayse Rodrigues dos Santos e Maria Nilva Rodrigues
Neves, tem por objetivo refletir sobre o a formação continuada docente, proporcionada pelo “Curso
de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas”, o qual disponibiliza o projeto de
intervenção, evidenciando as técnicas de revisão bibliográfica, assim como os dados interinstitucionais
e a análise documental.
No capítulo VII, intitulado Avaliação educacional e sua repercussão na formação e no trabalho dos
professores do Brasil, das autoras Mary Jose Almeida Pereira e Nila Luciana Vilhena Madureira tem por
objetivo analisar a formação de professores e a influência da avaliação em larga escala, assim como a
sua relação com o IDEB. Desse modo, o referido artigo pretende evidenciar como esses aspectos
repercutem sobre a formação de professores e consequentemente no trabalho do professor.
Por fim, esperamos que este e-book possa colaborar e instigar mais estudantes e pesquisadores
na constante busca de novos avanços na formação continuada docente. Assim, garantir para a sociedade
uma difusão de conhecimentos consolidados e amparados por fundamentos teóricos.

Educação

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