Conspiração Barroca

Conspiração Barroca Ruy Tapioca


Compartilhe


Conspiração Barroca





No final do séc. XVIII, Portugal intensificou o controlo fiscal sobre o Brasil, proibindo algumas actividades e taxando severamente os produtos da Metrópole. Como as jazidas de ouro de Minas Gerais também começavam a esgotar-se, a Coroa instituiu a Derrama, uma taxação compulsória para a população completar a cota imposta por lei. Severamente atingidas, as classes mais abastadas começaram a conspirar para eliminar o domínio português.
Mas em 1789, ano da Revolução Francesa, a conspiração foi eliminada. Os líderes do movimento foram detidos e responderam pelo crime de traição ao rei. Durante o inquérito, todos negaram a sua participação no movimento, menos o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, que assumiu a responsabilidade de chefia do movimento e acabou por ser esquartejado. A revolta terminara. Mas, na verdade, tinha acabado de começar…
Conspiração Barroca é um testemunho fiel, dinâmico e colorido, de um dos momentos mais marcantes do império português e o mais importante da emancipação do Brasil.

Edições (1)

ver mais
Conspiração Barroca

Similares

(4) ver mais
A república dos bugres
O Proscrito
O Senhor da Palavra
Rosa de ouro

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Junqueira
cadastrou em:
07/09/2010 10:30:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR