A propaganda enganosa traz algum benefício a alguém? Podem os consumidores se organizar para impedir que falsas mensagens publicitárias sejam veiculadas ou ao menos corram o risco de serem denunciadas ou mesmo seus responsáveis serem processados?
Para Gino Giacomini Filho, a credibilidade da propaganda se vê cada vez mais abalada pela parcialidade do publicitário e pela insatisfação gerada nos consumidores, que se sentem lesados pelas campanhas. A partir de uma pesquisa realizada na cidade de São Paulo, o autor leva avante sua idéia de que o consumerismo - movimento de defesa do consumidor - pode ser um aliado da publicidade, desde que esta seja aplicada no interesse social.
E o caminho para uma mudança de postura publicitária que atenda aos anseios da sociedade parece mais curto do que se supunha. A reversão da visão publicitária de que os movimentos de defesa do consumidor são uma ameaça ao setor e de que a utilização da propaganda em consonância com as aspirações sociais daria ganhos de credibilidade e geraria lucros para seus clientes é o próximo passo para a criação de um novo modus vivendi e uma nova ética.
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