Consumo Consciente

Consumo Consciente Ricardo Ribeiro Alves


Compartilhe


Consumo Consciente


Por que isso nos diz respeito? (2a edição)




O livro “Consumo Consciente: Por que isso nos diz respeito?” (2ª edição) aborda a discussão sobre consumo consciente por meio de um modelo em forma de iceberg. Neste modelo podem ser distinguidas duas partes, sendo uma parte visível em que se pode ver a “montanha de gelo”, sua forma e espessura; e uma parte submersa pela água, invisível para quem está na superfície. De modo análogo ao iceberg original, pode-se entender como funciona o consumo consciente. A parte submersa do “iceberg do consumo consciente”, de tamanho bem maior que a parte visível, é representada pela cultura e, para facilitar o entendimento, alguns aspectos são apresentados, como o comportamento do consumidor responsável e a educação ambiental. Essa parte é composta por ideias, pensamentos, atitudes e conhecimentos das pessoas e tem grande influência no desenvolvimento das ações humanas sendo, por isso, muitas vezes, difícil de se detectar e compreender, razão pela qual é apresentada como a parte invisível do iceberg.
Por outro lado, a “parte visível” é um aspecto concreto e é composta por ações humanas que vão ocorrer, em maior ou menor intensidade, de acordo com a solidez verificada na “parte submersa” do “iceberg do consumo consciente”. São listadas ações humanas características do consumo consciente como: responsabilidade social e ambiental nas organizações, uso inteligente dos recursos naturais, utilização de energias renováveis, desenvolvimento de produtos verdes e mobilidade urbana.
Cada item do modelo é explicado minuciosamente nos capítulos subsequentes, sempre com o apoio de diversas citações bibliográficas para embasar cientificamente o que está sendo apresentado.
A leitura do livro permitirá a ampliação da visão acadêmica e profissional sobre o tema, instigando que atuais e futuros profissionais dos cursos de Administração, Economia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e demais cursos ligados a negócios e meio ambiente, possam implementar atividades de sustentabilidade socioambiental nas organizações e/ou atuarem em consultorias especializadas no tema, estimulando a prática do consumo consciente na sociedade. Adicionalmente, o livro também é essencial para as pessoas no geral, ao exercerem seu papel de cidadão e consumidor, na busca por um mundo mais sustentável.

Administração / Didáticos / Técnico / Marketing e Publicidade / Não-ficção / Negócios e Empreendedorismo

Edições (1)

ver mais
Consumo Consciente

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Ricardo Ribeiro Alves (Escritor)
cadastrou em:
09/01/2022 19:35:14
Ricardo Ribeiro Alves (Escritor)
editou em:
09/01/2022 19:35:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR