Contos Absurdos

Contos Absurdos Franz Kafka


Compartilhe


Contos Absurdos #16


(Mestres da Literatura de Terror, Horror e Fantasia Livro 16)




A presente coletânea reúne dez narrativas, tão breves quanto absurdas, do célebre escritor tcheco, de expressão alemã, Franz Kafka.

Meio gato, meio cordeiro, um animal parece humanizar-se na angústia de sua híbrida e contraditória existência (“O Ente Híbrido”).

Completamente indefeso, um homem vê os pés feitos em frangalhos pelo assédio terrível de um abutre ferrenho e devastador (“O Abutre”).

Ulisses, amarrado ao mastro de seu navio, resiste não ao canto das sereias, mas a uma arma ainda mais perigosa: o próprio silêncio (“O Silêncio das Sereias”).

Os construtores da Torre de Babel conceberam um projeto grandioso, proveitoso e irresistível, mas cuja execução, sempre postergada, é uma fonte imorredoura de discórdia (“O Brasão da Cidade”).

“Um Velho Manuscrito” retrata a atribulação de um povo cujos governantes se curvam ao terrível domínio de estrangeiros bárbaros e nômades.
Em “Um Artista do Trapézio”, sentimos o desespero de um homem exímio em sua arte, mas subjugado pelo tirânico afã de perfeição.

“Diante da Lei” revela a angústia de um camponês que pretende, obstinadamente, adentrar a porta da Lei. Mas, diante dela, há porteiro inflexível, que, sem qualquer justificativa, lhe obsta sempre a entrada, malgrado não lhe suprima a esperança.

No brevíssimo conto “Desista!”, acompanhamos a aflição de um homem que, atrasado para apanhar um trem numa estação ferroviária de uma cidade desconhecida, procura a ajuda de quem pode e deve ajudá-lo.

Um rato vê o mundo estreitar-se, confinando-o; e, em cada extremo, o perigo (“Uma pequena fábula”).

Em “A Ponte”, narrativa pungente, o protagonista é uma ponte-homem atravessada sobre um precipício. Ela espera, em febril expectativa, o momento de ser útil, de permitir a travessia segura dos transeuntes, apesar de todos os perigos inerentes à sua condição.

O que se oculta sob as absurdas circunstâncias dessas estranhas narrativas? Como sempre, a obra de Kafka é um perene e instigante desafio. E profundamente significativa...

Contos / Fantasia / Terror

Edições (1)

ver mais
Contos Absurdos

Similares


Resenhas para Contos Absurdos (10)

ver mais
on 15/6/23


Acredito que dá para classificar como microcontos. A melhor descrição para o que encontramos aqui já está no título - Absurdo - então se prepare para estranheza. Uma outra palavra que considero adequada para classificar grande parte dos contos é 'desorientação', e como o Kafka demonstra bastante habilidade em causar angústia e desorientação em textos tão curtos. Para mim não é tão simples descrever com justiça esses pequenos textos que carregam confrontos, desamparo, crítica social..... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 74
5
ranking 19
19%
4
ranking 42
42%
3
ranking 32
32%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Amanditaxp
cadastrou em:
27/10/2017 13:49:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR