Contos de Fadas

Contos de Fadas Irmãos Grimm


Compartilhe


Contos de Fadas


Obra Completa




Depois da ascensão da burguesia, da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, a reviravolta da mentalidade científica acabou resultando na valorização da cultura popular, ao apagar das luzes do século XVIII. Foi a partir de então que os eruditos desceram de seu pedestal, passando a recolher, nas fontes, as antigas tradições que o povo teimava em preservar. Danças, canções, provérbios, crendices - tudo era matéria de compilação e estudo. Criou-se até uma palavra - folclore - para designar esse conjunto de tradições, todos esses temas de investigação.

Um campo logo vasculhado foi o das histórias infantis, ou contos de fada, de origem antiquíssima, conforme posteriormente se constatou. Eram aquelas narrativas que, por séculos a fio, vinham sendo transmitidas de pai para filho, com o objetivo de entreter as crianças e embalar seu sono. É bem verdade que alguns deles resultavam antes em pesadelos que em doces sonhos, mas isso já é outra história - e não da carochinha.

Recolher e recontar foi o caminho escolhido pelos eruditos que se dedicaram a esse tipo de pesquisa. Entre eles, destaca-se a curiosa dupla dos irmãos filólogos Jacob e Wilhelm Grimm, estudiosos alemães, que produziram uma obra de imediata aceitação, não só em sua terra natal, como em todo o mundo civilizado. Autores respeitados, já haviam publicado diversos trabalhos que lhes granjearam sólido conceito como gramáticos e dicionaristas. Assim, houve alguma surpresa quando do surgimento de seu livro de contos populares infantis. Não que fosse inesperado o fato de ambos lidarem com esse tema. O que surpreendeu foi constatar que os dois renomados mestres não publicaram um relato vetusto e compenetrado de suas compilações, mas sim o reconto das velhas historias tão conhecidas de todos, numa linguagem amena e singela, praticamente a mesma utilizada pelos que costumavam contá-las ao pé do fogo ou à beira da cama.

Assim, com espanto e emoção, os leitores encontraram, em letra de forma, antigos relatos que traziam escondidos e guardados no escaninho sentimental de suas histórias infantis. Ali estavam as histórias da Cinderela, O Alfaiatezinho Valente, Os Músicos de Bremen, A Bela Adormecida, João e Maria, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, tantas e tantas, cada qual mais bela, histórias eternas, que certamente continuarão a ser contadas pelos séculos vindouros, independente dos avanços tecnológicos que o mundo vier a conhecer.

Contos

Edições (1)

ver mais
Contos de Fadas

Similares

(2) ver mais
Branca de Neve (Snow White)
Contos e Lendas dos Irmãos Grimm

Resenhas para Contos de Fadas (1)

ver mais
Em uma frase:
on 18/7/15


Os Irmãos Grimm devem estar se revirando no túmulo de indignação pois [...para ler, por favor, acesse nosso Blog!]... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 8
5
ranking 63
63%
4
ranking 13
13%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Ricardo
cadastrou em:
16/06/2014 18:39:07
Igor Almeida
editou em:
20/06/2020 10:43:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR