contos morais

contos morais Autor
J. M. Coetzee


Compartilhe


contos morais





Num dos textos deste livro, uma mulher se sente diariamente ameaçada por um cão. Em outro, uma escritora só encontra conforto ao cuidar de gatos abandonados. Também há passagens envolvendo bodes, galinhas, insetos. O título Contos morais, nesse sentido, poderia remeter a um diálogo com uma convenção da fábula clássica: o uso de bichos em histórias que enfatizam aspectos virtuosos da conduta humana.
Como se trata de J. M. Coetzee, no entanto, nada é tão previsível. Para quem conhece a obra deste autor, a um só tempo fácil e difícil, moderna e pós-moderna, não é surpresa que a ideia de moralidade seja subvertida por uma ironia constante, feita de contradições presentes inclusive no estilo da escrita. Assim, se a linguagem é transparente e direta, a complexidade das ideias que expressa gera um curto-circuito nas certezas de quem lê. Os contos aqui não oferecem nenhuma lição. Das contradições entre natureza e cultura, Coetzee faz brotar uma obra loquaz sobre todos nós.

Contos

Edições (1)

ver mais
contos morais

Similares

(8) ver mais
O Comum e a Experiência da Linguagem
Coisas que vi, ouvi, aprendi...
Mecanismos internos
Vida e época de Michael K

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 10
5
ranking 70
70%
4
ranking 30
30%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

62%

38%

Sergio
cadastrou em:
15/01/2012 13:05:00
MR. Robot
editou em:
28/07/2023 23:07:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR