Contra/políticas da alquimia

Contra/políticas da alquimia Andityas Matos...


Compartilhe


Contra/políticas da alquimia





Em Contra/políticas da alquimia, Andityas Matos resgata potências políticas an-árquicas e radicais da alquimia – há séculos capturada por dispositivos reducionistas típicos de interpretações historiográficas – por meio da crítica do mito que diz que a alquimia teria sido uma espécie de antecessora da química moderna.

A alquimia não remete a um passado primitivo a ser superado, mas a um futuro aberto e em disputa. Não é antecedente, mas sim um corpo total – porém não totalizante – de conhecimentos que se põe ao lado da filosofia, da pintura, da literatura, da mitologia, da religião e da música para nos oferecer uma imagem do real capaz de superar dualismos, apontando para uma experiência da mistura que nos leva a perceber que, como se diz na Tábua de esmeralda, “o que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo”.

De modo a possibilitar essa repolitização de um campo do pensamento sistematicamente despotencializado pela tradição racionalista ocidental, a alquimia é retomada em uma perspectiva estético-filosófica (des)constituída graças à leitura de seus principais textos originais e às ideias de filósofos como Spinoza, Bataille, Benjamin, Deleuze & Guattari e Agamben, entre outros.

Esta edição é complementada com a reprodução de raríssimas gravuras de tratados alquímicos dos séculos XVII e XVIII, fazendo referência a inspiração originária dos alquimistas, para quem a escrita, para se tornar vida, precisa do concurso das imagens e da música – o que nos permite dançar para o divino que somos nós mesmos.

Filosofia / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Contra/políticas da alquimia

Similares

(4) ver mais
A an-arquia que vem
Para Além da Biopolítica
Walter Benjamin está morto
Desejo e revolução

Resenhas para Contra/políticas da alquimia (0)

ver mais
Ousado e genial
on 11/3/24


Um dos melhores que li esse ano. Uma espécie de arqueologia da alquimia. Buscando suas condições de possibilidade no passado, presente e futuro. Uma bricolagem de discursos que são colocados pata confrontar o leitor. Uma fratura da temporalidade alquímica que desmantela em nosso tempo.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Perigor
cadastrou em:
02/11/2023 11:55:43
Perigor
editou em:
02/11/2023 11:58:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR