Coração das Trevas

Coração das Trevas Joseph Conrad


Compartilhe


Coração das Trevas (Terra Incógnita)





Coração das trevas é talvez a análise mais profunda já feita sobre a comunicação intercultural e seus possíveis resultados; a relação dominador versus dominado se inverte e se subjetiva nesta obra que relata a viagem do jovem Charles Marlow ao coração do continente africano.

Esta edição conta com o raríssimo conto seminal de Conrad, Um posto avançando do progresso, de 1897, percebido pela crítica como um “ensaio” para a criação de sua mais famosa novela, Coração das trevas.
A longa jornada rumo às estações de exploração de marfim da Companhia é regada de relatos sobre Kurtz, o homem mais respeitado dentre os europeus em território virgem. Além de sábio e justo, Kurtz é quem gerencia a maior parcela da produtividade da empresa. Meses se passam até que Marlow finalmente se livre dos ecos e mitos sobre Kurtz e o conheça pessoalmente. O que se vê não é mais um homem civilizado cuja visão é levar o progresso e a ciência aos nativos e criar na África um novo pólo de desenvolvimento, mas alguém que foi completamente transformado pelo inferno verde. A selva consumiu sua civilidade.

Além da opressão dos colonizadores, que subjugam os nativos como animais, jogando com suas vidas, Marlow percebe também que os costumes locais não são tão bárbaros como supunha. A prática do canibalismo, por exemplo, se mostra menos agressiva do que o incentivo dos europeus para que as mãos dos escravos negros sejam amputadas quando não cumprem as metas de produção.

A percepção de Marlow sobre Kurtz implode em determinado momento em um misto de revelação e lógica: a mentalidade católica de que o homem deve domar a natureza é esfacelada pela grandeza da selva e os efeitos físicos e psicológicos que causa aos intrusos despreparados. Como logo no início, quando Marlow ridiculariza um navio francês bombardeando a muralha verde. Os brancos, com seus equipamentos tecnológicos e deturpada civilidade nada podem diante da realidade em que se encontram. Marlow vê mais humanidade nos nativos do que no enaltecido Kurtz.

Assim como atualmente as guerras internacionais passaram a ser travadas nos ambientes digitais, continuam os abusos de civilizações e culturas sobre as outras menos atentas, embora de maneira menos visível. A tomada de territórios e a exploração brutal de seus habitantes permanece intacta no século 21.

Romance / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (50)

ver mais
O Coração das Trevas
Coração das Trevas
Coração das Trevas
Coração das Trevas (eBook)

Similares

(36) ver mais
O Senhor das Moscas
Uma Curva no Rio
Golpe de Misericórdia
Apocalypse Now

Resenhas para Coração das Trevas (644)

ver mais
A criminosa empreitada "civilizatória" na África
on 25/7/23


O autor Joseph Conrad era de origem polonesa, após tentar suicídio em Marcelha, na França com um tiro no peito, foi convencido por seu tio a mudar de ares e trabalhar na marinha mercante britânica. Após isso, foi contratado por uma companhia belga como capitão do barco a vapor Roi des Belges; onde presenciou atrocidades extremas e criou uma profunda aversão aos mercadores europeus e ao degradante regime de trabalho imposto aos africanos. Apesar de acreditar (assim como a grande maioria... leia mais

Vídeos Coração das Trevas (11)

ver mais
UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon Sanderson e boxes ?) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon San

Episódio 23 - Joseph Conrad e Coração das Trevas

Episódio 23 - Joseph Conrad e Coração das Tre

RESENHA #231 CORAÇÃO DAS TREVAS | HEART OF DARKNESS, de JOSEPH CONRAD

RESENHA #231 CORAÇÃO DAS TREVAS | HEART OF DA

#4 Vlog lendo na UTI. Dias em que me perdi e Deus nos resgatou! #vlogdeleitura #testemunho

#4 Vlog lendo na UTI. Dias em que me perdi e


Estatísticas

Desejam1.107
Trocam45
Avaliações 3.8 / 5.350
5
ranking 30
30%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Crisna @tinyowl.reads
cadastrou em:
01/01/2022 17:18:47
Jeanine
editou em:
24/01/2023 12:01:01
Jeanine
aprovou em:
24/01/2023 12:01:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR