Cordilheira

Cordilheira Daniel Galera


Compartilhe


Cordilheira (Coleção Amores Expressos #1)





Recém-saída de um relacionamento amoroso e ainda sob impacto do suicídio de uma amiga, uma escritora resolve aproveitar o lançamento da tradução argentina de seu romance, considerado pelo público e pela crítica uma das melhores surpresas da nova literatura brasileira, para passar uma temporada em Buenos Aires.

Como é típico na obra de Daniel Galera, a trama de Cordilheira gira em torno de um recomeço: ao se envolver com um misterioso fã argentino e conviver com seus amigos de hábitos bizarros, Anita começa a deixar o passado para trás e a se tornar algo que ainda não sabe bem o que é. Mas, diferentemente dos romances anteriores do autor, sua perspectiva não é a do universo masculino, e sim a de uma narradora sem receio de encarar os próprios abismos emocionais.

“Tive vontade de desenvolver uma protagonista mulher”, explica o autor, “porque as mulheres modernas me parecem bem mais interessantes e complexas do que os homens. A decisão de narrar o livro em primeira pessoa só veio mais tarde, depois da viagem a Buenos Aires, quando comecei a escrevê-lo. Eu pretendia usar a terceira pessoa, para me permitir certo distanciamento, mas o romance parecia pedir o ponto de vista da narradora, e só consegui levar o texto adiante quando fiz essa opção.”

Galera descreve essa trajetória de desencontros e solidão com uma alternância muito habilidosa de registros, que conseguem causar impacto tanto na aparente frieza com que algumas tragédias são narradas — “quase nenhum leitor sabia que minha mãe morreu no parto e que meu pai enfiou o carro num poste quando eu ainda tinha vários capítulos pela frente” — quanto na crueza e lirismo dos momentos sexuais e afetivos.

Primeiro lançamento da coleção Amores Expressos, em que autores brasileiros escrevem histórias de amor ambientadas em diversas cidades do mundo, Cordilheira além de uma história de perdas, encontros e desencontros, também é uma reflexão um pouco irônica sobre vida e arte, seus limites nem sempre definidos e a maneira como essa sobreposição, em meio aos sonhos e impasses de quem cedo ou tarde precisará enfrentar a realidade, pode acabar mudando os destinos individuais.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Cordilheira
Cordilheira

Similares

(12) ver mais
O Filho da Mãe
Inércia
Estive em Lisboa e lembrei de você
Do fundo do poço se vê a lua

Resenhas para Cordilheira (46)

ver mais
A sensação da Cordilheira
on 8/11/13


Esse excelente "Cordilheira" rendeu ao autor Daniel Galera o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de 2008 e o terceiro lugar na categoria romance do Jabuti de 2009. No livro, Galera usa a temporada de um mês em Buenos Aires para desenvolver a história de uma jovem escritora, que, assim como ele, precisa viajar à capital argentina por compromissos profissionais. Interseções que emprestam a vivência do escritor à personagem, em especial na construção do seu cotidiano de ba... leia mais

Vídeos Cordilheira (2)

ver mais
LidoLendo: Cordilheira - Daniel Galera -  RESENHA

LidoLendo: Cordilheira - Daniel Galera - RES

Cordilheira, de Daniel Galera

Cordilheira, de Daniel Galera


Estatísticas

Desejam146
Trocam11
Avaliações 3.6 / 861
5
ranking 20
20%
4
ranking 34
34%
3
ranking 33
33%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

41%

59%

Paula Fabiana
editou em:
29/08/2018 16:28:38