A partir do entendimento da sexualidade como uma construção histórica e cultural que articula saberes/poderes para o governo do sexo através dos corpos e das maneiras de as pessoas viverem os seus prazeres, apresentamos alguns textos e sugestões de atividades a fim de que @s profissionais da educação possam discutir e questionar os diversos discursos e práticas sobre algumas questões centrais no estudo dos corpos, gêneros e sexualidades, como as identidades de gênero, a diversidade sexual, a homofobia, as configurações familiares, os prazeres, os desejos, as doenças sexualmente transmissíveis, a Aids, entre tantas outras temáticas.
Os textos e as atividades são resultado de estudos e trabalhos que o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, desde o ano de 2000, vem realizando com professoras da FURG, professoras de escolas municipais, estaduais e particulares do município do Rio Grande, licenciandas, mestrandas e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG. Nesse sentido, este material é uma produção coletiva, sendo a autoria dos textos e das atividades relacionada às diferentes trajetórias d@s autor@s. Na escrita desse caderno pedagógico optamos por utilizar o caractere @ para nos referirmos aos gêneros, porque entendemos que a linguagem institui relações, poderes, lugares, produzindo e fixando diferenças e, nesse sentido, o ocultamento do feminino, usando o masculino para referir-se aos dois gêneros, institui e demarca os lugares, constituindo o masculino como o padrão hegemônico.
Profa. Dra. Paula Regina Costa Ribeiro
Coordenadora do Projeto
Educação / Pedagogia / Psicologia