Cosmogonia da Desordem

Cosmogonia da Desordem Sidney Silveira


Compartilhe


Cosmogonia da Desordem


Exegese do Declínio Espiritual do Ocidente




"Que o mundo contemporâneo parece ter enlouquecido e se encontra num caminho que o leva ao aviltamento e à destruição, é uma evidência que poucos hão de negar: costumes e leis aberrantes aprovam-se diariamente em todos os países do Ocidente, e se promovem, por meios maciços de comunicação e pelas redes sociais, as mais descabidas propostas - sustentadas, por quem de direito, com a mesma convicção com que se tratariam assuntos de senso comum.
Mesmo em ambientes da Igreja Católica perdeu-se por completo não apenas o sentido da fé, mas também o da moral natural. Esta situação não afeta só os fiéis leigos, mas também os pastores - e justo no âmbito em que desempenham as suas funções, a começar pelos centros de formação: os colégios e as universidades, que não raro se tornam usinas de vida e de pensamento em radical oposição aos ideais cristãos. Esta insanidade arrojou-nos à desordem, uma desordem com sérias consequências individuais, familiares e sociais que nos fazem diagnosticar o caráter patógeno da cultura contemporânea.
Que essa loucura seja decorrente de princípios teóricos e práticos configuradores do estilo de vida individual e cultural do nosso tempo, é algo que alguns padecem sem compreender; outros intuem de maneira oblíqua, como quem não quer inteirar-se de tudo; outros insinuam por meio de discursos que põem foco nos efeitos negativos desses princípios. Poucos enfrentam a situação com valentia no terreno prático, mas são em número ainda mais reduzido os que empreendem o trabalho de manifestar o quadro recorrendo a suas causas primeiras.
Esta é uma tarefa necessária, se se tem em vista remediar males de tão profundas raízes. É o que, neste livro, leva a cabo Sidney Silveira com competência, ao mostrar os pressupostos metafísicos, teológicos, psicológicos e morais da situação de decomposição e desordem em que se encontra a nossa cultura. Silveira, porém, não se contenta com diagnosticar os males: erros, enganos, heresias e desordens morais. Além disso, aponta-nos a solução que procede da iluminação do intelecto pela Verdade primeira, Deus, e da ordenação do amor ao verdadeiro fim último do homem, sob a ação da graça.
Para fazer isto ele se socorre do melhor guiamento intelectual: a filosofia e a teologia de Santo Tomás de Aquino.

Martín F. Echevarría - Diretor de Faculdade de Psicologia da Universitat Abat Oliba CEU, de Barcelona." (orelhas do livro)

Filosofia / Direito / História / Política / Psicologia / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (3)

ver mais
Cosmogonia da Desordem
Cosmogonia da Desordem
Cosmogonia da Desordem

Similares


Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.8 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Mariana de Souza
cadastrou em:
17/05/2018 15:29:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR