Crer e Destruir

Crer e Destruir Christian Ingrao


Compartilhe


Crer e Destruir


Os Intelectuais na Máquina de Guerra da SS Nazista




Contracapa:

Brilhantes, jovens e cultos, eles tinham pela frente um futuro notável como advogados, economistas, historiadores e filósofos. Mas preferiram o engajamento nos órgãos de repressão de Hitler, em particular a SS - a famosa e temível unidade de proteção da elite do Partido Nazista - e seu Serviço de Segurança (SD).

Especialista em estudo da guerra e nazismo, Christian Ingrao investiga aqui os mecanismos de cooptação política, científica e ideológica de oitenta jovens da elite intelectual pela ideologia nazista e pela idéia do extermínio em massa. Partindo de uma pesquisa exaustiva nos arquivos do Terceiro Reich e de um profundo estudo do contexto universitário alemão da época, Ingrao reconstrói o trajeto de homens que escolheram fazer parte das instituições mais assassinas e sanguinárias do século XX.

Orelha:

Eram oitenta jovens, Inteligentes e cultos, de apenas trinta anos quando Adolf Hitler chegou ao poder. Seus estudos universitários em economia, direito, filosofia, história e linguística eram o passaporte garantido para carreiras brilhantes.

Essa promissora geração de intelectuais preferiu, no entanto, se engajar nos órgãos de repressão do Terceiro Reich, especialmente na SS - a famosa e temível unidade de proteção da elite do Partido Nazista - e no seu Serviço de Segurança (SD). Funcionaram, assim, como um importante lastro científico e institucional para a ideologia nazista, planejando e teorizando a respeito da eliminação de 20 milhões de indivíduos de raça pretensamente "inferior". Organizaram e participaram do extermínio de um 1 milhão deles.

Apoiado por uma incansável investigação nos arquivos do SD e da SS, Christian Ingrao - diretor do Institut de l'Histoire du Temps Présent e especialista em guerra e nazismo - retraça o destino desses intelectuais que formavam uma das principais elites de Hitler.

"Crer e Destruir" esmiúça suas redes - militantes, universitárias ou de amigos - e estuda suas maneiras de pensar e se relacionar com a guerra e o "mundo de inimigos" que, segundo eles, os ameaçava.

Como ensina Ingrao, a história do nazismo é tecida não só de experiências pessoais, mas também de fervor e angústia, utopia e crueldade. E, graças a este estudo pioneiro, podemos compreender hoje o percurso desses homens para crer e destruir.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Crer e Destruir

Similares

(18) ver mais
A zona de interesse
O Fim do Terceiro Reich
A Orquestra Vermelha
O Preço da Destruição

Resenhas para Crer e Destruir (3)

ver mais
on 24/6/16


Christian Ingrao descreve o trajeto de jovens alemães do início de suas formações acadêmicas até o pós-guerra, passando pela militância política, recrutamento e ingresso na SS, SD e NSDAP, participação da guerra no Leste e Julgamentos de Nuremberg. Apresenta o cenário político, científico e ideológico nos “anos de turbulência” pós 1918, com uma profunda análise principalmente baseada nos “relatos de vida” que os candidatos escreviam ao entrar na SS. Destaque para os Einsatzgruppe e... leia mais

Estatísticas

Desejam60
Trocam1
Avaliações 4.1 / 8
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Marcos
cadastrou em:
02/04/2015 15:01:56
Marco
editou em:
03/06/2018 17:45:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR